terça-feira, 12 de outubro de 2010

Remédios Falsos - ANVISA dá o primeiro passo contra a praga

Falsificação de remédios, há tempos, se tornou problema de Saúde Pública. Está difícil de comprar um medicamento e ter certeza do que se está comprando. No início de setembro, publicamos aqui o artigo “Remédios falsos – uma praga para ricos e pobres”, sobre países que sofrem com a leniência dos governos a respeito de medicamentos falsos. Pois a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recentemente determinou que a partir de 2011 as caixas de medicamentos sejam etiquetadas com um selo de autenticidade – já era tempo.
Toda a cadeia de comercialização terá um ano para se adaptar à nova lei, mais precisamente até 15 de janeiro de 2012 pra que todas as caixinhas estejam devidamente etiquetadas – assim, através de uma leitora ótica instalada pela Casa da Moeda em todo o estabelecimento credenciado pela ANVISA, o consumidor vai poder conferir se o que está levando é falso ou verdadeiro. Apesar do protesto de entidades representantes da indústria farmacêutica, alegando que a medida aumenta o preço dos medicamentos, o Vice-Presidente da ANVISA, Dirceu Raposo, afirma que o impacto financeiro da medida vai ter que ser absorvido pela cadeia produtiva. 
Segundo a Interpol , enquanto o narcotráfico movimenta cerca de 360 bilhões/ano no mundo, a pirataria bate nos 520 bilhões (dados de 2006). O Porcurador-Geral de Justiça do Paraná Olympio Sotto Maior, em entrevista ao Jornal Gazeta do Povo, afirma que “Viagra falso rende mais que cocaína e os criminosos sabem disso, tanto que estão migrando pra esse tipo de crime”.  Se a nova medida não for só “fogo de palha” eleitoreiro, parabéns à ANVISA. O futuro e os resultados práticos vão dizer se são parabéns merecidos ou não.
Fonte: G1, Gazeta do Povo, Hoje em Dia website

Nenhum comentário:

Postar um comentário