domingo, 24 de outubro de 2010

Menino Maluquinho faz 30 anos

Foi na Bienal Internacional do Livro de 1980, em São Paulo, que o cartunista brasileiro Ziraldo (77 anos) lançou o Menino Maluquinho, considerado o “Calvin brasileiro” (Calvin é o personagem do americano Bill Watterson). Esse ano, na mesma Bienal, O Menino Maluquinho faz 30 anos com direito à edição comemorativa exclusiva, homenagem no Google e tudo mais. Mas não é por isso que Ziraldo pensa em se aposentar. Em entrevista à Folha, brincou “vão ter que me abater com um tiro”. A série “O Menino da Lua”, trabalho mais recente do cartunista, começou em 2006 e ao todo terá 10 volumes.
O Menino Maluquinho não foi exatamente o livro-referência de quando eu comecei minha paixão por livros. Mas certamente foi um dos mais divetidos e que me pôs em contato com um personagem que poderia se parecer com qualquer coleguinha do bairro. Engraçado que nunca me pareceu auto-imagem, não me identifiquei, creio que eu conseguia ser mais "fora da casinha" que ele. Mas, caso você esteja em dúvida sobre que tipo de livro colocar nas mãos dos seus filhos, o Menino Maluquinho é boa companhia sem chance de erro, pode apostar. 
Fonte: folha.com e Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário