sábado, 2 de outubro de 2010

"yabadabadoo" - 50 anos de "Os Flintstones"

Desenho animado já foi um passatempo mais romântico, mais inspirador. Correção: desenho animado já foi passatempo. E nesse assunto, sou saudosista sim, veja porque: 2010 (a.c!) é um ano especial na cidade de Bedrock. Fred Flintstone comprou uma gravata nova, desta vez não azul, mas laranja com bolas pretas. Wilma discute com Beth Rubble sobre qual vestido deve usar. Barney e Fred estão impacientes com o atraso das meninas e devoram um Brontoburguer com Cactus-Cola. Não é difícil imaginar essa cena – o carro de pedra vai lotado para a festa de comemoração dos 50 anos da família Flintstone. Esse desenho sempre fez e sempre vai fazer parte do inconsciente coletivo de muita gente – desculpem, mas Ben 10, Phineas e Ferb, Jimmy Neutron, Padrinhos Mágicos....são personagens feitos pra consumo rápido, não podem ser ídolos. Por isso, são e serão cada vez mais raros personagens infantis que podem se dar ao luxo de comemorar o seu 50ª aniversário. 
Os Flintstones
50 anos e mais de 300 milhões de espectadore
s
Existe uma diferença grande entre ver desenhos animados na TV e viver uma experiência. A experiência, mais do que diversão garantida, produz memória. E essa memória não morre, influencia comportamento e tem seus efeitos pro resto da vida – Os Flintstones, Scooby-doo, Penélope Charmosa, Space Gost, Mandachuva e Sua turma, capitão Caverna e uma lista enorme de “clássicos” da “Hanna-Barbera” (quem lembra desse nome?) preenchiam o recreio da criançada e essa criançada éramos nós. Detalhe: numa época sem TV a cabo, isso tem um peso e tanto.
Exagero? Em abril de 2010, o bombeiro de 34 anos Ed Robinson, e a mulher, Gayle Watson, de 29 (que nem eram nascidos quando Os Flintstones já brilhavam na telinha), fizeram da cerimônia do seu casamento uma verdadeira Bedrock, com direito a padrinhos vestidos de Barney e Beth e tudo o mais. Até o hospício da pequena cidade inglesa de Ilfracombe foi avisado. Tem louco pra tudo.
A Hanna-Barbera, produtora de todos esses desenhos, foi vendida em 2001 para o conglomerado Time-Warner (após a morte de um de seus fundadores, William Hanna) e virou o Cartoon Network Studios
E tem gente que prefere "A Vaca e o Frango" ou "Bob Esponja, Calça Quadrada"...
fonte: Wikipedia, R7 Notícias e O Estadão.com 

Um comentário: