sábado, 14 de agosto de 2010

LATAM - Nasce a maior Companhia Aérea da América Latina

TAM e LAN CHILE firmaram acordo para fundir suas operações. Com isso, cria-se a 18º companhia aérea do mundo e a maior da América Latina, com 40 mil funcionários. Ambas as marcas serão mantidas sob o “guarda-chuva” de uma nova empresa chamada LATAM Airlines, bem como suas operações. Com a notícia da assinatura do termo de intenções, ambas as empresas tiveram um “up” imediato em suas ações. As ações da TAM terminaram o dia com alta de 27,6% e as da LAN com 7,8%.
A nova empresa ganha poder de barganha na aquisição de aviões, trona-se mais competitiva na definição de preços de passagens e  passa a ter cerca de 17,5% de participação no mercado da América Latina. A Gol, 2ª colocada, ficaria com 9% desse mercado.
Maurício Amaro, Enrique Cueto, Maria Cláudia Amaro e Ignácio Cueto
O controle acionário da nova companhia vai ser compartilhado entre as famílias Amaro e Cueto, que ficarão com 29,3% dos papéis ordinários. O restante será pulverizado no mercado. A fusão será agora analisada por órgãos reguladores do Brasil e do Chile. Em 3 meses, deverá ser assinado o acordo definitivo.
Fonte: Estadão.com e Yahoo.com

Um comentário:

  1. Dani,

    Dá uma olhada: "...empresas tiveram um “up”...".

    Aliás, a CVM já está investigando isso...

    1 abç, Alex.

    ResponderExcluir