segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dia Nacional do Combate ao Fumo - 29 de agosto

Pra comemorar o 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesse 30 de agosto de 2010, o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, faz a entrega para o representante do Comitê Internacional da GATS (Global Adult Tobacco Survey), o relatório final do país produzido a partir das informações da Pesquisa Especial de Tabagismo em pessoas de 15 anos e mais – PETab. 
De acordo com os resultados da PETab, o total de fumantes correspondeu a 17,2% da população acima de 15 anos. Os percentuais de fumantes foram maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos de idade (22,7%), estão na região Sul (19,0%), maioria em área rural (20,4%), menos escolarizados (25,7% entre os sem instrução ou com menos de um ano de estudo) e os de menor renda (23,1% entre os sem rendimento ou com menos de um quarto de salário mínimo).
Não condeno quem fuma, porque vício é vício, não tem tradução. Tem pessoas que se comprazem dele, alegando que “fumam porque gostam” mas aí é de cada um entender o problema da auto-destruição (tem gente que não vê desta forma, eu respeito). Mas para aquelas pessoas que fazem um esforço sobre humano pra largar o vício, dia após dia, meu profundo respeito, admiração e apoio (não desista nunca!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário