terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Doença do Parkinson – Lições de Vida 1

Estava lendo sobre o lançamento no Brasil de “Um Otimista Incorrigível, auto-biografia do ator Michael J. Fox (trilogia “De Volta pro Futuro) – voltei no tempo, de quando tive muito próximo da Doença de Parkinson, trabalhando com Prolopa (L-dopa - principal medicamento no tratamento dessa doença), lá se vão 10 anos. Um dia meu chefe me pediu uma idéia para uma matéria sobre a doença e que causasse forte impacto. Queria uma matéria de capa, para veicular em nossa revista para clientes. Meio inconseqüente e, talvez, porque morava no Rio de Janeiro, tasquei “porque não entrevistar o Paulo José??” Morri pela boca – feitos alguns contatos, lá fui eu bater na casa do ator e diretor gaúcho, um dos mais renomados da história da TV Brasileira (e um famoso parkinsoniano) – “perguntar pra ele o quê? dizer pra ele o quê?”. Quem abriu a porta foi a Bel (hoje, Bel Kutner, quando eu ia imaginar?), sorriso lindo e acolhedor. Não foi um encontro, foi pra mim uma revelação, uma hora e meia de aprendizado sobre otimismo, autoconfiança e conhecimento (cacete, era o Paulo José, em carne, osso e ser humano! Meu herói desde os tempos de Chazan e Xerife!). Precisei perguntar pouco e falar menos ainda. Ele sabia tudo e dividia tudo - as descobertas, as derrotas, o amor pelo trabalho, a opinião dos médicos, o carinho das filhas e a motivação. Ali, naquele fio de tempo, eram dois gaúchos flertando idéias, sentados naquela cobertura ventosa do Leblon. - “Naquele toldo amarelo, veja. A Eva é uma guerreira, junto com o Zara o tempo todo, muito companheira”, me apontava a janela do apartamento da Eva Wilma, uns metros a frente, referindo-se ao ator Carlos Zara, portador de polineurite na época.
Saí de lá zonzo e acho que nunca mais me curei daquele dia. Por isso admiro o que gente como Michael J. Fox tem feito pela doença de Parkinson; é inegável. Há 10 anos aprendi e posso garantir que já tínhamos nosso Otimista Incorrigível aqui no Brasil, bem debaixo dos nossos olhos. Vida longa ao Paulo José, saúde!
p.s - no próximo post, mais detalhes sobre a Doença de Parkinson.
fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário