sábado, 5 de dezembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009 - Colorados viram Gremistas e Gremistas viram anti-Gremistas...Que é isso Tchê!

Não entendo de futebol. Não acompanho jogos, jogadas, campeonatos. Pra mim, é cinema mudo. Mas o Alexandre (meu primo e Colorado atento) me contou tudo, olhar faiscando. E meu fascínio diante da irracionalidade dessa paixão foi aumentando, quanto mais ele contatava sobre o que está acontecendo na final do Brasileirão 2009, entre Grêmio e Internacional. É coisa de gaúcho mesmo, alma pura. Querem ver?
Quatro times estão embolados na tabela: Flamengo, (64 pontos), Internacional, Palmeiras e São Paulo (62 pontos), mas o Inter leva a melhor porque tem 1 vitória mais (critério de desempate nesses casos). O último jogo da trigésima-oitava rodada calhou de ser Grêmio e Flamengo (domingo, 06/12/09), sendo que o Rubro está em primeiro lugar e o Internacional em segundo (já explico onde o Inter entra nisso). O Grêmio, por desempenho, chega ao final em sétimo (55 pontos) e se ganhasse o jogo, no máximo ficaria em sexto, o que não traria mérito algum...a não ser facilitar a vida do Internacional, coisa que nenhum Gremista sensato jamais cogitou na vida.
Mas pra entender a insensatez, precisamos chamar pro papo, outro jogo (ironicamente no mesmo dia e horário) Santo André e Internacional – é o seguinte: Santo André está para ser rebaixado, ou seja, assim como o Grêmio (porém com mais mérito), é outro chato pangaré atrapalhando o Internacional. Se ganhar, sai da zona de rebaixamento – dá pra perceber que os caras entrarão em campo mordendo tudo. Se o Inter perder, foi-se o campeonato, ou seja, Santo André e Internacional jogam pela sobrevivência!
E o Flamengo onde fica nisso tudo?? Se o Flamengo, alheio à cizânia sulista, jogar focado e ganhar, é campeão brasileiro, matando os sonhos do Internacional. Faz 17 anos que o Flamengo não ganha um Brasileirão – vai vir com sangue nos olhos. Detalhe: os quatro primeiros lugares praticamente já tem vaga na Libertadores.
Moral da história: Todo mundo enlouqueceu. O que se vê é uma campanha de gremistas torcendo contra o próprio time e colorados torcendo pelo Grêmio. O Grêmio entregar um jogo seria o cúmulo vexatório para o futebol brasileiro, mas fazer corpo mole não é proibido, só imoral. Já pensou se tivesse acontecido o seguinte Armagedon? E se o Grêmio estivesse na posição do Botafogo? Para não ser rebaixado, precisaria que o Internacional arrasasse o Santo André! Resultado: caravanas de ônibus do Internacional vestindo azul entoando o hino do tricolor Maracanã adentro enquanto uma torcida ensandecida do Grêmio invadiria o Beira Rio para defender as cores do Colorado no peito e na raça – estava feita a transfusão. Nem todos os psiquiatras do Rio Grande do Sul dariam conta do recado. Pronto, a expressão "secar" cairia em completo desuso. Gauchada “sui-gêneris” esse meu povo do Sul, não?? E Se Espirrar, Saúde, Tchê!
(fonte: Globo.com/ narração livre Alexandre Pophal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário