quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Doença de Parkinson - Lições de Vida 2

Forma simples de explicar o Parkinson - doença que se caracteriza pela progressiva limitação dos movimentos. Sem mais nem porquê, os neurônios vão morrendo (e levam com eles a dopamina, um neuro-transmissor cujo papel principal é o controle do movimento, motivação e cognição).

Atinge pessoas entre 35 e 85 anos, mas tem seu pico entre os 50 a 60 anos. Segundo a Dra. Carmen Cavada (presidente da Sociedade Espanhola de Neurociência), a doença é diagnosticada quando já houve morte de mais de 50% dos neurônios e o cérebro já perdeu entre 60% e 70% de dopamina. Por isso, uma comissão gerenciada pelo Doutor José Ángel Obeso, diretor do Laboratório de Transtornos do Movimento do Centro de Pesquisa Médica Aplicada da Universidade de Navarra/Espanha, tenta desenvolver um modelo que permita estudar o Mal de Parkinson ANTES do aparecimento dos sintomas – chegando antes, talvez se possa ter melhores resultados no tratamento.
A pessoa com Parkinson normalmente apresenta tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala/escrita. Este estado comumente leva o doente à ansiedade e à depressão. Pequenas atividades diárias como escovar os dentes, tomarum banho ou caminhar tornam-se verdadeiros desafios. Parkinson não mata, mas por ser progressiva e fragilizante por anos a fio, leva a outras doenças como a pneumonia, por exemplo. Tudo isso vai tornando a vida do parksoniano cada vez mais desafiadora.
A verdade é que muito é pesquisado, mas pouco se sabe ainda sobre como ele surge, assim como permanece incurável. Não existem evidências de que seja hereditário e a evolução da doença corre de acordo com cada paciente. Também não existe ainda nenhum teste específico para fazer o diagnóstico da doença de Parkinson, nem para a sua prevenção. Um fato importante é que o Parkinson não afeta a memória ou a capacidade intelectual do paciente e o seu agravamento faz com que a pessoa se torne cada vez mais dependente de seus familiares e responsáveis. E é aí que muitas vezes a coisa pega – a lentidão dos movimentos muitas vezes é folcloricamente atribuída à “velhice” ou “caduquice”. Nada mais inadequado e injusto.
A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. Ainda há muito esforço a ser feito para entender a doença.
Personalidades que foram ou são portadoras da Doença de Parkinson: Muhammad Ali, pugilista americano, Salvador Dalí, pintor espanhol; Michael J. Fox, ator canadense; Francisco Franco, ditador fascista da Espanha; Katharine Hepburn, atriz americana; Adolf Hitler, ditador nazista (presumivelmente um parksoniano); Papa João Paulo II; Ozzy Osbourne, músico inglês; Paulo José, ator e diretor brasileiro.
fontes:
Associação Brasil Parkinson - http://www.parkinson.org.br/explorer/index.html
Parkinson Online - http://www.parkinson.med.br/
Wikipedia, a enciclopédia livre.
Agência Efe - 14/12/2009

2 comentários:

  1. Dani, de fato vc presumiu certo! Hitler era austríaco. Mas tanto faz, e bem feito pra ele! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Alex, obrigado pelo comentario. Contribuição importantíssima, me permitiu esclarecer. O "presumivelmente" se referia ao fato de ele ser parksoniano - não se sabe ao certo. A nacionalidade, realmente estava equivocada, por isso foi retirada, pois ele nao era alemão mesmo....
    muito obrigado pela ajuda.
    Daniel

    ResponderExcluir