domingo, 27 de março de 2011

Resiliência - A Revanche

Como ensinar Resiliência pros nossos filhos?

“Quando a família do meu avô migrou pra o Brasil fugindo dos efeitos do pós-guerra, não sabiam falar uma palavra em português, só japonês. Foi assim que meu avô foi pra escola - apanhava direto da garotada, porque não entendia o português. Aprendeu idioma deste jeito: apanhando – e hoje o pessoal fala de bulling como se fosse a pior coisa do mundo.”
Ouvi isso do meu amigão Ricardo, parceiro de Squash. Nada mais sensato. Então lembrei da coisa da resiliência. Resiliência. Já falamos dela no blog (clique na palavra). Com essa história do Ricardo, penso em filhos. Como é que se ensina a usar a inteligência para que possam resistir às pressões e obstáculos do dia a dia e da vida? Parece um pensamento comum? Pense nessa população de vinte e poucos anos que invade as empresas de hoje e que não sabe esperar nada, não se apega a nada nem sabe levar desaforo pra casa. Vejo neles bacuris mimados, cheios de proteção, resguardo e soberba, sem receber um “não” decente. Uma vida sem frustrações nem perdas. Tá assim ó de gente desse tipo querendo espaço.
A dica mais coerente que encontrei sobre como um pai pode tirar filhos do caminho da soberba li num artigo do Professor Luiz Carlos Cabrera. Esportes coletivos, trabalhos manuais e o aprendizado de um instrumento musical impõem à pessoa desafios absurdos. Anos de persistência podem criar um resiliente. Então tá, nem apanhar por não saber um idioma, nem dar passagem a um pequeno monstro arrogante.
Ricardo, se nossos avós não tiveram lá muita escolha, nossos filhos terão perspectivas bem mais interessantes e nós podemos dar isso a eles, só nós. Saúde pra nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário