Já viu aquelas fotos enviadas por mail sobre o modo de transporte mais popular na India? Trens apinhados de gente, sem “luxos” como segurança, conforto, serviço. Caminhões de bóias frias brasileiros são ônibus leito quando comparados a isso. Mas essa realidade vai mudando gradativamente e não é pra menos. Com um PIB que cresce mais de 7% ao ano, o mercado da aviação comercial na Índia deu um salto – em 2002, eram 600.000 vôos contra esperados 1 bilhão e meio em 2011. Nesse mesmo período, o número de passageiros indianos quase dobrou e o aeroporto de Nova Délhi já é o sexto maior do mundo. A Boeing estima que, para atender á demanda dos próximos 20 anos, a Índia vai precisar acrescentar mais de 1000 aeronaves à frota atual.
Transporte na Índia - ontem e...hoje |
É nesse ambiente que a IndiGo se destaca pela agressividade com que ganha Market Share, sendo hoje a companhia aérea que mais cresce por lá. Em 2005, o empresário Rahul Bhatia, dono de agência de turismo, comprou 100 aviões e fundou a empresa, fazendo seu primeiro vôo em 2006. Deu tão certo que em 2011 encomendou mais 180 aviões para a Airbus. E o segredo todo mundo já sabe, mas poucos praticam: passagens baratas e serviço de primeira. Os vôos são confortáveis e a comida é a melhor dentre as companhias do mercado indiano.
Aeromoças da IndiGo |
A IndiGo se prepara para sair do país, estendendo a malha para o Oriente Médio e Sudeste Asiático. Vai ter que enfrentar céu turbulento – empresas do Oriente Médio pagam um décimo do que custa um litro de combustível na Índia. Pra conseguir alavancar esse plano de expansão, a empresa estuda com bancos a abertura de capital ainda em 2011.
Quanto mais exemplos como este tivermos mundo afora, menos trens superlotados lá e menos força para empresas arrogantes aqui (viu, dona TAM?). “Go, Go, IndiGo, Go!”
fonte: Revista Exame e Forbes India
Dani,
ResponderExcluirTá faltando alguma coisa nessa frase: "...a IndiGo se destaca agressividade com que ganha...".
1 abç, Alex.