quarta-feira, 2 de março de 2011

Pillcam - Viagem Fantática

Você chega no laboratório pra um exame. Quem já fez exames contrastados, por exemplo, sabe o quanto é desconfortável. Sensação de calor, aquele gosto metálico na boca, náuseas. Fazer um exame destes, pra certas pessoas, é como ir pra um abatedouro, só amarrado (pelo menos pra mim, com certeza). Mas a fila anda e esse tipo de exame tem dia e hora pra virar peça de museu da história da medicina. Ao chegar para um exame, tudo o que você vai engolir é uma cápsula branquinha minúscula chamada Pillcam.
Pillcam...
maio grandinha ainda, né...
Os israelenses inventaram essa pequena maravilha – uma lente, uma câmera, baterias, transmissor e antena, tudo numa microcápsula. Você ingere a Pillcam e ela sai batendo duas fotos por segundo, enquanto viaja até o seu intestino delgado. O médico terá instalado sensores na sua barriga (do lado de fora, claro), responsáveis por captar as imagens enquanto você leva vida normal. A cápsula dura, no máximo, 8 horas e sai por excreção. Ao voltar pro consultório, o médico descarrega as imagens do DataCorder que está em sua cintura num laptop e um programa processa as imagens para que seja feito o laudo – tudo simples e rápido. Desta forma, pólipos, tumores, lesões vasculares e muitas outras anomalias podem ser detectadas de forma mais confiável sem a necessidade de tomografias e outros exames caros e, dependendo do problema, nem sempre conclusivos.
A Given Imaging, inventora da pílula-robô, é focada no desenvolvimento de métodos inovadores de detecção de anomalias gastrointestinais. Certamente estão remodelando os mercados onde entram. Não vai demorar para que outros procedimentos mais complexos, como cirurgias e administração de medicamentos de forma customizada estejam disponíveis. E quem achava que viajar no corpo humano era coisa daquela série “matuzalênica” Viagem Fantástica, baseada nos delírios visionários de Issac Asimov, agora, pague pra ver. Vejam o clip abaixo. É de ficar meio atônito...

fontes: Given Imaging Website, Revista Hospitalar Brasil, Youtube & Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário