domingo, 13 de março de 2011

Impressão 3D - da idéia ao produto final "no stop"

Impressão 3D: da idéia ao produto final em casa
Uma carta sem selo nem envelope que se manda em 1 segundo e cuja resposta da outra pessoa pode levar outro segundo. Foi o caminho utilizado pra explicar pra minha avó o que era um e-mail. O dia que o meu filho bateu o olho numa máquina de escrever, o efeito foi ao contrário - “Pai, o que é isso?”. Recurso usado: “É como uma impressora manual, filhão”. Agora, outra transformação – impressoras capazes de cuspir modelos em 3D, como peças de lego, de maquetes. Ao invés de uma simples impressão em papel, em poucas horas, qualquer pessoa sem conhecimento técnico pode ter um polímero tridimensional de qualquer objeto que se queira, como se fosse um molde. Basta o uso de um aplicativo que define a forma e envia a informação para a impressora. Os métodos são os mais variados, dependendo do equipamento, desde injeção de material plástico como ABS (como já vem ocorrendo há muitos anos em grandes indústrias) até os mais modernos, como utilização de lasers para micro-fabricação tridimensional em gel.
A primeira vista, é razoável pensar na utilização da impressão 3D em design, engenharia e arquitetura. Mas imagine isso tudo a serviço da medicina. Próteses extremamente complexas, imaginadas pelo médico e produzidas em algumas horas, da idéia ao produto final, sem intermediários. Não é mais realismo fantástico, já faz parte do nosso dia a dia inclusive no custo. Em 2005, um mimo destes custava cerca de 100 mil dólares. Hoje, a impressora 3D mais simples é encontrada na web por cerca de 700 dólares, mais barata que alguns celulares.
Só não sei ainda como explicar isso ao meu filho e pra minha avó: “Vó, a senhora mete um cubo de plástico sólido nesse microondas, aperta um botão e “puf” vira uma estatueta de São Jorge”. Veja abaixo, fica mais fácil de entender o conceito na prática.
fonte: terra.com, revista exame e wikipedia

Um comentário:

  1. Dani,

    Há repetição da palavra "método". Então o texto poderia ficar assim: "Os métodos são os mais variados, dependendo do equipamento, desde injeção...".

    O que acha? 1 abç, Alex.

    ResponderExcluir