quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cuidado com o Bafo de Onça

Cheiro é tatuagem, te acompanha mesmo quando você nem pensa mais nele. Cheiro de carro limpo, de cinema, de loja fashion, de Shopping Center. Mas memória olfativa pode ser a glória e a desgraça. Cheiro forte tira a graça. De banheiro, de Hospital, de trem lotado, mau hálito. Esse último é pesado, deixa marcas. Minha memória olfativa não trai. Lembro um por um, alguns amigos que falavam de perto. Me dê um nome pra quem tem mau hálito...azarado, porque não tem amigo. Verdade. Já tentei avisar e o resultado não foi bom, não caiu bem. Falei “tá com halitose forte, deve ser do aparelho”. Aceitou, acho que não perdi o amigo, mas percebi que não falava mais comigo de perto.
Halitose é uma m...principalmente aquele de acordar de manhã, depois de uma noite quase sem salivar. E não adianta escovar só os dentes, tem que escovar a língua, mesmo que dê ânsia de vômito, desagradável mal necessário. Essa é a halitose natural. O culpado é a saburra, aquela coisa esbranquiçada no meio da língua. A coisa complica quando existe uma cárie, uma ferida cirúrgica ou problemas de gengiva, tudo é colônia pra bactérias. 32% dos casos se enquadram nessa descrição. Já uma disfunção de causa sistêmica pode ter inúmeros motivos - pessoas com amigdalite, faringite, desvio de septo e qualquer problema que dificulte a respiração e a salivação terão que apelar pro chiclete. As úlceras, gastrites e outras “ites”, além de fumo, álcool e drogas também podem dar trabalho. A halitose é bem democrática na hora de achar um culpado.
Uma vez, me ensinaram um negócio nojento pra própria pessoa saber se está com halitose. Dar uma lambina no dorço da mão e encontar o dorço a uns 5 centímetros do nariz. O cheiro que sentir é o que os outros estão sentindo - funciona. O negócio é sério - relacionamentos e empregos estão em jogo por causa do famoso "bafo de onça". Ninguém merece e nessa hora não tem vítima nem algoz, só o bafo. Bom mesmo é procurar um dentista e fazer um bom diagnóstico. Vai que algum amigo te olha acanhado...”cara, tá complicado, sabe...”. Não dê de ombros, não finja que não sabe. Sabe sim.
fonte: steticlin website e terramagazine.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário