terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Testosterona e o Egocentrismo

O hormônio masculino testosterona, originalmente ligado a atitudes agressivas, pode estar relacionado também ao egocentrismo e à atitudes egoístas. Já a ocitocina, hormônio feminino, pode conduzir à atitudes cooperativas. É o que aponta um estudo conduzido por cientistas da University College London e publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
Uma vez que a testosterona também é naturalmente liberada pelas mulheres, porém em menor quantidade, o estudo foi realizado apenas com elas, evitando as distorções pelo excesso de hormônio. Foram observados 17 pares de mulheres que receberam testosterona e placebo em atividades que exigiam cooperação entre os pares para que pudessem ser realizadas. A atividade cooperativa foi bastante reduzida, segundo os pesquisadores, a partir do momento em que a testosterona era administrada. “Com esta experiência, provamos o quanto as nossas decisões podem ser baseadas em hormônios”, alerta o coordenador do estudo, Dr. Nick Wright (Wellcome Trust Centre for Neuroimaging at the University College London - UCL) “Na maior parte do tempo isso não impede que encontremos a melhor decisão, mas pode nos levar a ignorar a opinião dos outros”, complementa o cientista.
Tá difícil ser homem, senão um pitbull de si mesmo. Além de atender a todos os arquétipos criados em torno das mudanças de papel entre homem e mulher, ainda precisamos ficar de olho nas taxas de hormônio pra literalmente não fazermos “merda” (desculpe, mas não encontrei nada mais apropriado, é isso mesmo). Ninguém merece...
fontes: UCL website, The Check Up website, Yahoo news e Revista Veja website

Nenhum comentário:

Postar um comentário