quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Hepatite C - Mata mais que a AIDS, acredite

  
Estranho mundo moderno – hoje morre-se mais de Hepatite do que de AIDS. É o que diz um estudo americano recente, divulgado no Annals of Internal Medicine. A metodologia considerou a análise de atestados de óbito entre 1999 e 2007. Morreram 15,1 mil pessoas de Hepatite C contra 12,7 mil por conta do HIV nos Estados Unidos. Segundo a coordenadora do estudo, Dra. Kathleen Ly, muita gente morre sem saber que tinha hepatite C, o que aponta que os números podiam ser ainda maiores. Já no caso do HIV, durante os anos 90, as mortes eram de 50 mil/ano em média.

Pelo fato do vírus ser assintomático ou apresentar sintomas inespecíficos por período prolongado, a Dra. Ly afirma que as pessoas só procuram recurso quando os efeitos da doença já devastaram o organismo.
No Brasil, são identificados 70 mil casos de Hepatite C por ano contra quase 400 mil de HIV, porém os casos de Hepatite também são bastante subestimados em função de, assim como nos EUA, muitos pacientes evoluírem para cirrose ou câncer e morrerem sem saber da doença. No seu próximo check up, custa fazer o exame? Claro que não.
Fonte: Annals of Internal Medicine e Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário