sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nem Bom Jovi, nem Mccartney, nem Winehouse...

Geraldo Flach
O Maestro que veio do frio
...e sim um piano sincero, poderoso que o Brasil, enorme, pouco conheceu. Meu pai ligou no início da semana: “- Geraldo Flach faleceu hoje” – e assumi minha melancolia, de altos e baixos, a semana toda. Pus o CD "Interiores" (1995) no carro e foi minha homenagem solitária estrada afora. Não que eu conhecesse o Maestro pessoalmente (putz!, se tivesse tido esta oportunidade...), mas tinha 18 anos quando ouvi aquele piano, num disco do Renato Borghetti. E daí, quis saber tudo sobre aquela coisa meio campeira agauchada, meio jazz com marcha-rancho.
“Geraldo Flach compunha como um ourives, trabalhando demoradamente suas criações e exigindo o máximo da perfeição” - frase de Aramis Millarch, outro monstro sagrado, só que do jornalismo, música e cinema, também já falecido. E, vendo sua discografia, vi que não foi exagero de jornalista. Geraldo Flach teve apenas nove discos gravados em sua carreira iniciada na década de 60. Segundo Ivan Lins, o piano dele tem sotaque - poucos artistas puderam e podem se dar ao luxo de ter esta identidade reconhecida. E quer saber? Esse portoalegrense ”da gema”, gremista,  já tendo tocado com gente como Ivan Lins, Elis Regina e Emilio Santiago, só não passou batido (tal qual Johnny Alf, veja post aqui no blog: Johnny Alf - Só agora o Brasil o redescobre?)  porque teve seu espaço preservado e respeitado no Rio Grande do Sul – o artista gaúcho, quando é muito bom, faz sucesso no quintal dele, mesmo que ninguém mais saiba dele em lugar algum do país (e raramente ganha dinheiro com sua música) – coisa de gaúcho, não me pergunte porque. 
Sem Copacabana, Flach foi o Tom Jobim do Sul, não devia nada ao colega maestro. Bateu a curiosidade? Que bom. Conheça Geraldo Flach. É a homenagem mais pura e honesta que podemos fazer para o Maestro que veio do frio. Um câncer de laringe o silenciou aos 65 anos no dia 03 de janeiro de 2010. Veja clip primoroso do Youtube - Geraldo Flach
(Papai do Céu, a Amy Winehouse tenta, tenta, tenta e não consegue...tinha que ser justo o Geraldo Flach??)

Nenhum comentário:

Postar um comentário