sábado, 15 de janeiro de 2011

Desintoxicações

Dietas de desintoxicação – são dezenas, centenas de recomendações, listas, esquemas prontos sobre como “desentoxicar” o organismo pro verão. Comer mais disso, menos daquilo, mais líquidos, chá verde ao tufos pra limpar o fígado. Limpar o fígado? Não sou médico, mas isso é básico: quem limpa é justamente o fígado, ele é um filtro...as pessoas brincam com o perigo e o corpo vai cobrando a conta. Comida nunca intoxicou ninguém, só se tiver estragada. A grande toxina da vida é o excesso, mas sem alguma dose de Nelson Rodrigues no dia a dia, não teria a menor graça (e até Nelson Rodrigues, na vida real, era um homem de poucos excessos). E quem precisa de "ração humana"? Um corpo adequadamente energizado precisa de comida, não de ração.
Como não bebo há algum tempo, esses dias experimentei uma cerveja sem álcool. Bem gelada, ela cumpre o papel, mas e a tonturinha? E o riso solto? Ficou um pouco sem graça aquilo.  A medida que os amigos vão rindo mais, você vai se esforçando mais pra acompanhar o clima, mas sem a tonturinha aquela, a festa vai perdendo a cor. O prêmio final? Só eu podia pegar o carro sem grandes preocupações. Mas na verdade as pessoas não dão muita bola pra isso. Um amigo mais exaltado, mesmo sob protesto do grupo, entrou no carro trocando as pernas. E a mulher, resignada, acompanhou. Como pode uma pessoa relegar a própria segurança e a dos filhos por servidão a um marido? Me poupe...
Esqueça essas dietas malucas, não se dê ao trabalho. O excesso faz parte da nossa vida e sem ele seria “sacal”. Mas claro que até o excesso tem seus limites. Pra desintoxicar mesmo, livre-se das pessoas tóxicas, seu fígado agradece. Quem sabe começando por um marido que despreza sua segurança e a dos seus filhos?
fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário