sábado, 29 de janeiro de 2011

Refrigerante de Maconha - pra que?

Canna Cola - risco de confusão com as sodas normais
O paradoxo das drogas lícitas, como o álcool e o fumo, é milenar. Todo mundo sabe o mal que fazem, apesar da leniência coletiva que atravessa os séculos.  As drogas ilícitas também são outro paradoxo, o da Medusa - olhe nos olhos dela e ela te mesmeriza. A autoflagelação é uma faceta humana sem muita explicação (e nem precisa). O fato é que, à exceção dos extremistas, gostamos de nos dizimar aos poucos, de preferência com dor e não muito rápido. Órgão por órgão, devagar e sempre, rindo como se nada acontecesse. Então pra que complicar mais?
Dá pra complicar sim: Um cavalheiro americano chamado Clay Butler criou uma bebida a base de tetrahidrocanabinol, o principal ingrediente psicoativo do cannabis, o Canna Cola. Traduzindo: o camarada vai vender refrigerante de maconha, a 15 dólares a garrafa, nos 15 estados americanos onde o uso medicinal da maconha é permitido (o próprio Butler confessou em entrevista que nunca usou maconha ou qualquer outra droga). É o que dá cada estado ter suas próprias leis. Coisas mal explicadas criam precedentes e seus tentáculos. Usar a maconha com fins medicinais é uma tese que permanece sem uma defesa consistente, apesar de já ter virado cultura vigente nos Estados Unidos. Sabe-se até o momento que mostra “efeito terapêutico modesto, particularmente, no controle da dor, alívio de náuseas e vômitos, e estimulação do apetite” (Arch Gen Psychiatry 2000).
Apesar disso, nos Estados Unidos, se consegue acesso a um monte de gêneros a base de maconha, é só ter uma receita de um médico da Califórnia. Mel, biscoitos, bolos, chocolates, chás e muitos outros produtos “aditivados” estão disponíveis em clínicas especializadas que funcionam como as farmácias de manipulação no Brasil. Encontra-se Marijuana também para fumar, claro. "Reza a lenda" que a erva é cultivada na Califórnia mesmo, por cooperativas de pacientes, mas que o que é trazido de fora deixa fortes os indícios de atividade ilegal (pra que ficar batendo na Colômbia e na Bolívia então?). País curioso esse – queria saber o que será que o pessoal do Tea Party pensa disso tudo. Mas...sendo bem pragmático, afinal pra que precisamos de um refrigerante de maconha??

fontes: Folha.com, Arch Gen Psychiatry 2000, Estado.com, Youtube e wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário