segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ESTEATOSE HEPÁTICA - um palavrão

Tem certas expressões que, por si só, soam terminais. Quer ver? ESTEATOSE HEPÁTICA. Que palavrinha mais póstuma. Não mata, mas só de ouvir, o sujeito já morreu. Isso porque "HEPÁTICA" já apavora, é uma credencial de que algo não vai bem. Não que o fígado seja sinônimo de coisa ruim, pelo contrário. É uma usina metabólica de respeito que se regenera com absurda perfeição no caso de uma agressão. Mas falou em “não sei o que” hepática, assusta, afinal toda lesão de fígado é grave, nesse terreno não existe “mais ou menos grave”.  E as conotações são as piores possíveis: ou tem hepatite severa ou é alcoolista. O sufixo “ose” (ou osis em latim) carrega o fardo das doenças, aquilo que não tem cura, tem “ose” pra tudo.
A Esteatose é o acúmulo de gordura (triglicérides) nas células do fígado (hepatósito) - detalhe: esse é um processo natural, uma forma do corpo estocar energia. Anormal é o excesso desse "estoque" (acima de 10% de gordura acumulada) e é mais comum do que se pensa. As causas: obesidade, alto consumo de bebidas alcoólicas ou diabete miellitus desconpensado - existem outras causas, mas estas são as mais comuns. A prevalência na população em geral é de 10 a 24%, mas esse percentual se altera quando falamos na população de gordinhos. Como o fígado tem um papel extremamente importante no processo metabólico, seu funcionamento anormal pode influenciar diretamente no comportamento nutricional do indivíduo. Se pode evoluir pra uma cirrose? Pode sim, se nada de efetivo for feito pela pessoa.
Mas dá pra reverter tratando a causa – quem for diagnosticado pelo médico com quadro de Esteatose, precisa perder peso e se movimentar, além de fazer mudanças importantes na alimentação. Muita gente tem Esteatose e não sabe. Vale o reforço que sempre dou: faça seus exames periódicos, ao primeiro sinal de dor abdominal (sintoma mais comum na esteatose), procure um médico. Mas convenhamos. Essa palavrinha assusta. E como assusta.
fonte: Hepcentro Hepatologia Médica  , Doutor, me explica? e MD Saúde

Um comentário:

  1. Dani,

    Veja a última palavra do post. Você quis escrever novamente "assuSta" ou quis dar a conotação de que "gera muito assunto"?

    1 abç, Alex.

    ResponderExcluir