sábado, 25 de dezembro de 2010

Rápidas de Natal 3 - Pense em quem você ama

Se você achar que a minha ladainha e longa demais, vá direto ao filme, ok? Mas VEJA O FILME. Vai dirigir neste e em outros Natais e Anos Novos? Não pense jamais em você, não precisa (até porque normalmente não funciona). Pense em quem você ama de verdade. Pense como seria o mundo pra essas pessoas se você, de repente, não estivesse mais aqui. Pense em como seria a vida delas. Eu já me fiz essa pergunta...logo depois de um acidente que poderia ter tido um outro final. Por motivos inexplicáveis, ainda estou aqui.
Em 1989, a TAC (Transport Accident Comission), pra a comemorar seu vigésimo aniversário, lançou uma campanha para agredir, chocar mesmo. Concluiu que campanhas educadas feitas para concientizar não mobilizavam ninguém e os índices de acidentes na Inglaterra continuavam subindo. O comercial é uma copilação cinematográfica impressionante e fala por si. O resultado? A TAC pesquisou e identificou redução de 40% no consumo de álcool e drogas nos dias em que o comercial foi veiculado.
Mas passaram-se 20 anos e parece que pouca coisa mudou. São cerca de 40 mil pessoas morrendo por ano em acidentes de trânsito no Brasil. É mais que uma guerra das boas e sem nenhum motivo que não seja a irracionalidade e a satisfação do ego. Tinha que mostrar isso nas escolas, exibir centenas de vezes, mandar pros amigos mais afoitos, passar em horário nobre. E a música do R.E.M é o requinte de perfeita crueldade que faltava ao realismo. 

Desejo que nesse Natal e Ano Novo você deixe a direção pra quem NÃO BEBE NEM CHEIRA. Sem essa de "vá com calma". A TAC tem razão - "ir com calma" não adianta nada...
fonte: Blog jornalista Mário Marcus - RBS, TAC website e youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário