quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Timothy Ray Brown - O homem que se curou da AIDS

Thimoty Ray Brown - sem sinais do HIV

Para que possa passar de célula pra célula, o vírus do HIV utiliza uma “ponte”, o receptor CCR5. Com ele, o vírus se “encaixa” nos linfócitos CD4+, células de defesa do organismo e que são dizimadas pelo HIV. Porém existe uma parcela de 1% da população que não tem esse receptor. Nestes pacientes, o vírus não consegue se multiplicar, ou seja estamos falando de pessoas resistentes ao vírus HIV. Pois Timothy Ray Brown, americano de 44 anos, soropositivo e leucêmico, fez um transplante de medula em 2007, onde recebeu células-tronco de um doador resistente. A medula nova começou a produzir células que repeliram o vírus HIV e assim, Timothy está imune à doença há mais de três anos.  
O fato é conhecido no meio científico e a afirmação de que foi encontrada uma cura para a AIDs ainda é vista com muita dúvida, cautela e ceticismo – temor justificável, por três motivos: 
1) Um estudo com um paciente não é absolutamente conclusivo. 
2) Trata-se de uma parcela ínfima de possíveis doadores, menos de 1%. 
3) Um transplante de medula não é como uma cirurgia de apêndice ou de varizes – os riscos são enormes.
Mas toda vez que um passo como este é dado, aponta um caminho a ser seguido e com fortes chances de chegar a algum lugar na luta para nocautear o HIV – ao menos por hora, esse caminho tem um nome: células-tronco.
Fonte: folha online, veja.com e correio do estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário