sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vida (ainda que não tão longa), ao Tuvalu!

TUVALU - esse paraíso vai desaparecer

TUVALU. Um conjunto de nove pequenas ilhotas no meio do oceano, há 1000km das Ilhas Fiji. Pra facilitar a localização, veja no mapa, próximo da Austrália. É um dos menores países do mundo, com 26km² e cerca de 10 mil habitantes, a maioria constituída de pescadores e agricultores. Em 2000, o TUVALU comprou seu ingresso na ONU, com o dinheiro arrecadado na negociação pela exclusividade em explorar o domínio “.TV” na web (administrado pela amerciana VeriSign).  Quem não sonha em ter um domínio desses pra explorar? Pois além de vender licenças de pesca para Taiwan e selos para colecionadores, essa é a outra principal (e gorda) fonte de receita para daquele país.  
Pequenos tuvalunaos
Nas Olimpíadas de Pequim (2008), TUVALU levou 3 atletas: duas corredoras e um alterofilista, sendo uma das menores delegações presentes – apesar do alto astral do trio (na verdade, com o técnico e com o "Secretário de Esportes" do país, eram 5 pessoas), não faturaram nenhuma medalha. A ONU estima que o TUVALU vai virar uma “Atlântida” dos tempos modernos. Como a maiorias das ilhotas fica, no máximo a 7 metros do nível do mar, com o aumento gradativo do nível dos Oceanos, não se discute “se” o país vai desaparecer, mas “quando”. Os habitantes teriam que ser transferidos para a Nova Zelândia, há cerca de 900km, das ilhas. Por isso, quem quiser se aventurar, é bom correr antes que não dê mais tempo de conhecer. O país tem um pequeno aeroporto e o acesso se dá apenas pelas ilhas Fiji, que por si só já é um paraíso quase inatingível. Quem faz o vôo é um avião Brasília da AirFiji Airlines, três vezes por semana.
Porque resolvi mostrar TUVALU aqui no blog? Examinando os números do “Se Espirrar, Saúde!”, encontrei um 1 endereço “IP” do Tuvalu. Tem gente lendo a gente no TUVALU! Lá se fala inglês, além do tuvaluano, o que não quer dizer muita coisa, pois o blog não tem versão em inglês (muito menos em tuvaluano). Logo, mando um abraço a quem, de alguma forma e por algum motivo, está tão longe e tão perto, seja um tuvaluano ou não. Saúde a TUVALU!
fontes: terra turismo, tuvalu website, wikipedia.

Um comentário:

  1. Dani,

    Corrija: "...quem quiSer se aventurar...".

    E na palavra "mapa", num tem como colocar um link mostrando o Google Maps ou algo similar?

    1 abç, Alex.

    ResponderExcluir