sábado, 20 de novembro de 2010

Sobre Fittipaldi, laranjas e seus multiprocessadores

Emerson Fittipaldi
O maior exportador brasileiro
de suco de laranja
Nunca fui fã de suco de laranja. É colorido, mata a sede, mas se não tiver, não me faz a menor falta no cardápio. Pensava em laranjas, me vinha o Emerson Fittipaldi, que exporta rios da fruta pros EUA desde sempre. Esse pseudo-desdém veio de uma certa vez, durante uma reunião de trabalho, em que só me dei conta de que tinha ingerido um suco azedo quando tive que sair correndo, no meio de uma apresentação – o mundo todo girava e eu lá abraçado à privada.  Um dia, chego em casa e me deparo com um “trambolho” sobre a pia da cozinha – um daqueles multiprocessadores imponentes. Tenho que dizer que “pessoalmente” é mais bonito do que na televisão e nos sites de compra. A “chefa” da casa se enamorou por um desses e aí muita coisa mudou no cardápio do dia. Daí para a entrada em casa de uma “saca” de laranjas, direto pra gaveta do refrigerador, foi um passo até o supermercado.
Descobri, por exemplo que, além de existirem no Brasil mais de 180 milhões de pés de laranja (uma pra cada brasileiro – o meu já está plantado e tem plaquinha de identificação), a laranja tem Hesperidina. A Hesperidina tem sido estudada em profundidade e, segundo estudo conduzido por Nancy Bonifácio (Pesquisadora e Professora de Nutrição Humana na UNESP – Araraquara, São Paulo/Brasil), tem atividade hipotensiva e diurética em animais experimentais, fator que impacta diretamente na diminuição da pressão arterial.
Outras referências e artigos da web falam de melhoria da função endotelial, mas aí vale mais à pena dar uma lida nos comentários da Dra. Nancy, estão mais didáticos (Agrofit website). Fiz as pazes com o suco de laranja, mas ninguém mais me pega em hotéis, restaurante e outros lugares públicos. Suco, só no "master-super-fantastication" multisuperprocessador...CHEARS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário