sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Sudoku e as bactérias amestradas...(!?)

Sudoku. Ô joguinho esse – um quebra cabeça de mesa, de jornal (e digital, pois pode-se jogar na web, pra variar) baseado na disposição dos números seguindo uma determinada lógica. Mas se aquarianos não tem lógica (ou melhor, a nossa lógica é meio “torta”, pra simplificar), o que fazer? Quem pode querer resolver um Sudoku se toda pergunta sempre parece ter várias respostas, mesmo as mais simples e diretas? Num daqueles dias de mofar em aeroporto, comprei um Sudoku (o versão fácil) e um lápis borracha na banca do aeroporto de Brasília – li a regra básica: "cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9". Uma hora e meia, três páginas rabiscadas e um lápis borracha sem bunda após, pedi arrego me sentindo uma bactéria, achando menos estressante ficar olhando as alterações dos vôos dançando no quadro visor. Se encerrava ali minha iniciação a aprendiz de John Nash, de "Uma Mente Brilhante".
Taí um bom lugar para treinar bactérias no SUDOKU
Lembrei disso quando soube de um fato que, pra mim, foi a pá de cal na minha relação mal aparada com o Sudoku – dá pra programar bactérias pra jogar Sudoku...e elas ganham. Estudantes japoneses programaram cepas de Escherichia coli. Elas recebem informações genéticas únicas que "carregam" as regras do jogo e são capazes de transmitir essas regras para outras bactérias – no final, eles são capazes de definir cor e posicionamento, resolvendo o jogo. Coisa de maluco.
"Como o Sudoku tem regras simples, achamos que as bactérias talvez pudessem resolvê-lo para nós se desenvolvêssemos um padrão para elas seguirem", diz o coordenador do estudo Ryo Taniuchi.
Ok, que cada vez mais bactérias trabalhem para nós e não contra nós. Se você, um belo dia, estiver jogando o seu Sudoku e perceber que os quadrinhos meio que se preenchem sozinhos segundo um comportamento recorrente, cuidado - alguém na Universidade de Tóquio esqueceu de parar o processo após terminado o estudo. O Sudoku tem regras simples, bactérias são estruturas relativamente simples. Meu consolo é me achar complexo demais para pensar como uma bactéria. Ou não?
fonte: folha.com  e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário