quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Pessimismo salva - Acredite

O pessimismo é bom e sábio, acredite. Não existe a pessoa pessimista por completo, existe um estado, uma forma de ver um determinado acontecimento naquele momento. Existem episódios onde a visão pessimista salva, enquanto que a “Pollyana” morre sem saber de onde veio a martelada – não tinha plano “b”, nem conseguiu antever os fatos, coitada. Sim, eu li Pollyana, Eleanor H. Porter. Na época, era um livro de meninas, mas eu nunca nutri esse tipo de linha limítrofe, livro pra mim era livro e pronto (lia “Tubarão” com a mesma curiosidade com que lia “Memórias de um Fusca", de Ganimedes José).
Arthur Schpenhauer
O Filósofo do Pessimismo
O “estar” pessimista ajuda a raciocinar melhor, com frieza e sem o atributo da emoção. As vezes, atribuir valor atrapalha e o pessimista normalmente é desapegado a isso quando enxerga um fato e precisa tomar uma decisão – tem menos chance de quebrar a cara. E normalmente deixa os “otimistas” tomarem a frente, enquanto fica “mineirando” o lance para dar o bote. Aliás, tendo vivido em Minas Gerais, aprendi a admirar os mineiros por esse "pé atrás" no DNA. Um amigo meu, mineiro, declarou: "esse jeitão garante melhores negócios e maiores garantias". Acredito nele.
Arthur Schopenhauer dizia que o homem é escravo da sua vontade. Fora o fato de ser intelectualmente mais complexo, isso iguala o ser humano a todos os outros animais.  Por acreditar que a Vontade não pode ser exercida livremente, é apontado como o filósofo do pessimismo – mas é dele o exemplo de ver as coisas de forma fria e analítica “a coisa em si”, sem embelezamentos. A diferença clara é a atitude. O pessimismo destrutivo é o imóvel, contemplativo – o Titanic afunda enquanto a orquestra segue tocando. O pessimismo produtivo é o que se move em defesa. É o realismo em ação, desviando do obstáculo e buscando plano “b”, “c” e “d”. Esse é o pessimismo em estado puro, o que salva e não o entusiasmo festivo de primeira viagem. Schopenhauer estava certo e os mineiros também.

Um comentário: