quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nas redes da Vida, falta um "não curti".

Se redes sociais realmente imitam a vida real, ideal seria um botãozinho de “não gostei” ou “não curti”. Na vida real, a gente fala pra pessoa quanto não gosta de alguma coisa. Se não fala, ignora, faz muxoxo. Ser ignorado é perverso, implacável. Tão ruim quanto o bulling, talvez até piorSimplesmente você deixa de ligar, não visita, não convida mais pra nada...e a relação vai esfriando. Bem, tem gente que percebe, reflete e muda de atitude. Então, aos poucos, as pessoas tornam a procurar e interagir. Começa a pintar um convitinho pra uma festa junina, um aniversário de criança e assim vai. Mas tem gente que pede aquele botãozinho.

E, voltando às redes sociais, pra ficar completo o “puxão de orelha”, quando o indivíduo recebe um certo número de “dislikes”, é punido com blocks. Isso mesmo. Fica “x” dias sem poder mandar recados, postar ou convidar amigos ou receber convites. Seria uma versão moderna da "buzinada" do Chacrinha (quem lembra?), só que com um efeito menos festivo, mais demorado e efetivo. 

Se você buscar na web, vai encontrar inúmeros conselhos de consultores (e periódicos) sobre como devemos e como não devemos agir em redes sociais. Mas nada melhor do que a lei de causa e efeito pra mostrar "in natura" como a coisa funciona.

Qualquer um, assim como você e eu (como na vida real) poderia se ver numa situação dessas. Excluído por inconveniência. Tudo bem. O preço justo pela língua solta tem que imperar em todos os ambientes. É assim na vida e nas redes. Ou não? 

Um comentário: