sexta-feira, 7 de junho de 2013

Fede Rabaquino – o DJ da bateria

Tenho visto vídeos de bateristas, verdadeiros performers que acrescentam muito ao instrumento e enchem o vídeo de som, técnica e movimento. A bateria é um instrumento impressionante, pra dizer o mínimo. A música sem ritmo, pra nós, latinos e negros, fica oca. A percussão é o que abraça a banda – um bom ritmo segura qualquer performance, mesmo que os demais músicos não sejam assim tão bons. O corpo não resiste e a batida, vinda de um baterista que se garante, diz na reação das pessoas “quem realmente manda” na banda.

Por isso me fascinam esses caras. E assim descobri Fede Rabaquino. Comecei a ver um vídeo, e outro, e outro. Mais que executar, ele cria, diverte, usa o corpo em sintonia pra se comunicar - envolve. Isso é raro em bateristas, normalmente focados na perfeita execução da música. De formação musical sofisticada, Fede ama o Rock, mas é democrático nas escolhas. Mostra amplas possibilidades de “brincar” com a técnica, tocando tanto AC/DC quanto PSY – e com a mesma motivação.
Fede Rabaquino - performance contagiante
Lá pelas tantas achei uma entrevista do cara num workshop feito por ele no Brasil. E fiquei mais empolgado ainda. O cara não é um daqueles feras de New Orleans, nem foi discípulo de Neil Peart. Não se parece exatamente com um David Grohl (apesar de ter gravado covers fantásticos ao estilo Nirvana). Nem figura em listas dos melhores do mundo, essas coisas (aliás, não querendo desviar do assunto, mas veja aqui a lista de quem são esses caras). Fede é uruguaio (de Montevideo) e uma simpatia de pessoa. Imagino que possam haver centenas de ótimos bateristas na América Latina. Caras os quais infelizmente não conhecemos nem vamos conhecer. Por isso mesmo dá orgulho ter um Fede Rabaquino aqui tão perto de nós e não na "meca do Rock".

Fede toca bateria desde desde os 10 anos. Tentou forma-se em arquitetura, mas não deu certo. A felicidade estava na música. Largou a prancheta e começou do zero na Escuela de Música Contemporânea (Argentina). Formado, voltou para o Uruguai para dar aulas e seguir carreira com o irmão Alvaro, baixista e vocalista. Juntos, formam desde 2003 a banda Bungee.

Confira um dostantos vídeos que Fede posta no Youtube e, logo abaixo, entrevista ao site O Betrista.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário