sábado, 1 de junho de 2013

SQUASH - FINALISTA PARA AS OLIMPÍADAS DE 2020


Mais uma vez o Squash é selecionado como finalista para fazer parte dos jogos olímpicos. Depois de ter sido barrado em Londres 2012 e Rio 2016, tinha perdido a vaga para o Hugby e Golfe e agora vem muito forte para entrar em 2020 (sem sede definida). Dentre os esportes que estavam selecionados desde o inicio nenhum demonstrava tanto empenho igual ao Squash. É de tirar o chapéu ao trabalho feito pela World Squash Federation (WSF). Com torneios cada vez mais emocionantes e bem organizados, e com uma campanha maravilhosa nas redes sociais, com vídeos e fotos de grandes celebridades do esporte e do entretenimento estampando a logo “Squash Back the Bid”.

Desta vez o Squash disputa a grande decisão contra o Softball, que foi tirado do programa olímpico em 2008, e Wrestling. Particularmente o esporte que mais me assustava era o Karatê, que acabou caindo antes da decisão final. O Squash vem como grande favorito para ter o reconhecimento merecido do COI. Já que é um dos esportes que mais cresce no mundo, com mais de 50 mil quadras distribuídas em 185 países e com mais de 20 milhões de praticantes - acho que agora chegou a nossa vez.

Vale a nossa torcida para ver o Squash entrar para o hall da fama dos esportes. A festa já tem dia e local para começar. A decisão será no dia 10 de setembro em Buenos Aires. Cidade esta que também sediará o Panamericano de Squash de 7 a 15 de setembro. Portanto os jogadores estarão acompanhando de perto, prontos para jogar o primeiro torneio de Squash da era olímpica. E de Buenos Aires os jogadores já vem direto para o Brasil, especificamente em Maringá, que contará com uma quadra de vidro montada no Shopping Maringá Park. Onde acontecerá a primeira etapa do mundial no Brasil da era olímpica da modalidade.


Portanto meus amigos o cerco esta armado. É só votar nas enquetes que estarão por vir na internet e torcer para que se concretize o sonho do Squash de finalmente se tornar um esporte olímpico.

Fábio Milani,
Professor de Educação Física pela Universidade de Maringá. Pós Graduado em Atividade Física e Saúde pelo Centro Universitário de Maringá. Professor e Técnico da Equipe de Squash de Maringá e Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário