sábado, 28 de janeiro de 2012

Lula e Michel Teló – tudo a ver com a Suíça


Ana Paula Falk,
direto de Zurique, Suiça
Imagine um bate-bola de rádio, tipo “Jovem Pan dos Alpes” - perguntavam pra um político suíço (cujo nome em português é simplesmente impronunciável) onde passar as férias, em quais restaurantes comer em Zurique, onde levar um turista pra ver coisas legais, essas coisas. Perguntas que exigem respostas diretas, sem frescura.  Aí veio a pérola: o locutor pergunta “cite um político” e a criatura me larga essa: “Luulá!” (a pronúncia deles soa desse jeito mesmo, com acento agudo). Me dei conta da abissal inocência do suíço (no caso, mesmo pra um político) e de quão o marketing político bem feito faz tantos milagres quanto um jogador de futebol famoso dançando “Ai se eu te Pego”. O que eu penso sobre o ex-presidente ou o Michel Teló não vai mudar o fato de que são queridos por aqui. Lula é o Michel Teló da política e ponto.
Michel Teló - "Ai se eu te pego",
na minha câmera, jamais!
Morro de curiosidade para saber como seria, ver milhares de suíças dançando a música de Michel Teló e cantando “Ai se eu te pego” sem a menor idéia do que elas estao falando. Não adianta o Youtube remover, o show dele em Zurique vai ficar nos celulares e maquininhas de muita gente pra todo o sempre (na minha máquina, não!). As suíças são um barato. Outro dia uma cantou o refrão perfeito e veio me perguntar se eu conhecia a música. Ela não sabia o que dizia a letra e cantava com entusiasmo. Me lembrou o esforço que a gente fazia pra cantar em inglês num tempo em que tudo o que vinha dos “states” pré subprime era o “must”. O Brasil tá moda, o Michel Teló também e as coisas aqui em Zurique realmente estão mudando. “Micheletos e Michelettes”, desculpem-me, mas pra quem já viu tocar Elis Regina nas rádios locais, tá complicado. Tem coisa melhor pra cair no gosto deles, até a Ivete Sangalo, mais eletrizante e com um conteúdo melhorzinho. Pensando por esse lado, melhor não entenderem a letra mesmo.
Aninha Falk, pro “SeES!”, de Zurique.

2 comentários:

  1. Estou morando na Bélgica e tenho as mesmas sensações. E ainda fica uma pergunta na minha mente, será que nossa música não produz nada mais interessante e palatável para ser exportado? Espero um dia sentir orgulho de trauzir uma letra brasileira para meus amigos Belgas.

    ResponderExcluir
  2. É duro admitir, mas a grande maioria dos brasileiros têm esse tipo de gosto musical (e cultural, consequentemente). Não é por culpa deles, mas pela absoluta pobreza intelectual diante do baixo nível de escolaridade, pela falta de oportunidade. Ninguém gosta daquilo que não entende. Não adianta falar de Elis Regina para um adolescente que cresceu ouvindo bate-estacas (música eletrônica) e sertanejo (que agora chamam de universitário - quanto contrasenso!).
    Veja notícias de Floripa/Brasil em meu blog:

    www.mirantesul.blogspot.com

    Se você tiver alguma coisa interessante aí que diga respeito ao Brasil, com foto, mande pra mim que eu publico. Grande beijo.
    Carlos - Mirantesul

    ResponderExcluir