segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prótese de Silicone - com os dias contados

Tudo que é de fábrica funciona melhor. Esse pensamento não se aplica só à compra de um carro com àr condicionado, air bag, sistema de som - é uma lei da natureza, por assim dizer, comprovada principalmente nos consultórios de cirurgia plástica nesses últimos tempos. O uso do silicone pra preenchimento da mama está sendo gradativamente substituído pela utilização de células-tronco existentes na gordura da própria paciente. Isso porque se descobriu que o tecido adiposo tem 500 vezes mais células-tronco por grama que, por exemplo, a medula óssea (foco de toda e qualquer discussão relacionada ao assunto células-tronco). E a percepção de risco e benefício é diferente, pois a paciente é naturalmente mais resistente a furar o osso do que a extrair a gordura abdominal indesejada, cujo método, aliás, já é bastante conhecido em cirurgias estéticas, a famosa lipoaspiração. No caso do aumento dos seios, o resultado é de médio-longo prazo e permite um ganho de até dois números no soutien. Isso relegaria o já conhecido recurso das próteses de silicone às pacientes muito magras ou que foram vitimas de mastectomia por câncer de mama (o novo método ainda está em fase inicial de estudo para esse tipo de paciente).
Enxertar gordura de uma parte do corpo em outra parte não é exatamente uma novidade. A técnica existe há mais de 20 anos e com relativo sucesso. Enriquecer o tecido adiposo com muito mais células-tronco do que o normal possibilita aumento considerável das taxas de sucesso. Isso porque tradicionalmente o risco de o organismo reabsorver o enxerto é sempre elevado. Com a gordura enriquecida, esse risco cai, resultando em comprovado aprimoramento da técnica.
Nos EUA, o uso da gordura da própria paciente para aumentar os seios ainda não é aprovado pelo FDA, mas em 100 consultórios da Europa o processo está em estágio avançado de estudo. No Brasil, o laboratório Excellion, um verdadeiro criatório de células-tronco, foi montado justamente para trabalhar com o enriquecimento da gordura, um processo constituído de várias etapas. Por enquanto o uso por aqui da gordura enriquecida com células-tronco está limitado ao preenchimento facial, em combinação com o ácido hialurônico (Restylane, Juvederm, Perfecta, por exemplo).  Finalmente uma técnica que "enxerta" mais bom senso no uso do silicone para aumento do seio. Aviso às interessadas: podemos negociar meus pneuzinhos...gordura eniquecida não vai faltar, asseguro.
fonte: revista Isto É 

Nenhum comentário:

Postar um comentário