sábado, 19 de fevereiro de 2011

Neuromarketing 2 (ao avesso) - O Sadismo da Telefonica

No artigo anterior falamos de Neuromarketing - Agora apresento a anti-campanha do anti-engajamento anti-cliente, rudimentar ao extremo, anti-tudo que já vi sobre Marketing. Uma técnica chamada "Sadismo para com o Cliente". Um dia de janeiro, minha mulher liga para o atendimento da Telefonica com um singelo pedido: queremos transferir o número de telefone da minha casa para o escritório (para aproveitar o número), um serviço de web banda larga (Speedy) também para o escritório e uma linha nova para a minha casa. Quase três semanas, sete ligações e um total aproximado de 4 horas de espera telefônica, apresento os resultados - primeiro, cortaram meu telefone e meu serviço de web em casa e nada de linha instalada no escritório. Brigas e escândalos telefônicos após (até uma denúncia pra ANATEL rolou, mas sem consequências, ao que parece), voltamos ao zero e mudamos o pedido, pra dar uma forcinha: mantenham minha linha telefônica e web em casa e instalem ambos os serviços (novos) no escritório. Instalaram a linha do escritório, mas não a web e continuei sem internet em casa. Mais brigas, mais empurra-empurra, sopapos, "chutamos o pau da barraca" e cancelamos o pedido, mudando de operadora...mas apenas no caso do escritório. Explico: na minha casa somos reféns da Telefonica, pois outros serviços não chegam lá por “falta de demanda”. Minha atitude de pura maldade em mudar de operadora, não ficou sem uma perversa represália (só pode ser) - continuo sem web em casa apesar de reiterados barracos junto ao Call Center da Telefonica e ao departamento de “Assuntos Críticos” que dá sempre a mesma resposta: “Nós vamos estar abrindo o protocolo e estar solicitando o reparo em 72 horas”. Só não nos disseram de que mês e ano.
Nem queiram mapear meu cérebro pra buscar sensações reais e emocionais. Ninguém da Telefonica ia querer saber dos meus instintos mais primitivos nesse momento. Mas espere um pouco, talvez a estratégia seja esta mesma. Um mapeamento para descobrir o que enerva o cliente, suga sua auto-estima, o que o faz desenvolver acessos psicóticos para com a marca e a empresa. Só que eu não pedi pra participar deste estudo...

Um comentário: