sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Neuromarketing - "what people don't know they know"

Doutor Gerry Zaltman

O desafio das grandes marcas: aumentar o engajamento do consumidor, criando conexões de confiança e significado – awesome, mas como fazer isso? Que tal juntar um especialista em neurociência e outro especialista em marketing? Isso pode dar no que? No mapeamento do cérebro do individuo para entender como uma pessoa define suas escolhas ou o que leva uma determinada pessoa (ou grupo) a comprar esse produto e não aquele outro. Qual o caminho dessa escolha? Quais reações racionais e emocionais são desencadeadas por um individuo ao ter contato com um determinado produto e pra onde isso aponta?  Esse conjunto de idéias aparentemente soltas é a proposta básica do Neuromarketing – em suma, é scannear o cérebro do sujeito atrás de respostas comportamentais que mostrem porque gosta de comprar isso e não aquilo. É considerada uma ciência médica á serviço do marketing.
Gerry Zaltman começou os primeiros estudos sobre Neuromarketing em Harvard, em meados dos anos 90, estimulado por algumas empresas que já demonstravam interesse pelo tema. Ele desenvolveu e patenteou o ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), um processo de mapeamento cerebral que analisa e interpreta o comportamento inconsciente do indivíduo analisado.
A Nike investe não mais pra vender produto simplesmente, mas com foco em ajudar corredores a ter melhor performance. Muito mais do que anunciar laptops, a Samsung veio com a proposta de investir em estações de trabalho para viajantes em aeroportos mundo afora. Entender profundamente o comportamento do consumidor para daí extrair uma proposta de valor pautada em reciprocidade – isso é mais que Marketing. E, apesar das críticas e polêmicas que envolvem o Neuromarketing, não vejo motivo pra alarde. Estamos apenas levando o hábito de ser paparazzi do consumidor à última instância. Se isso for feito de forma ética e com objetivos comprovadamente éticos, o que é que tem de mais?
fontes: blog WiseGeek, "What is Neuromarketing - Kelly Margo", artigo "Nova Arte na Pós-modernidade? - Lucas Gonzaga Júnior" & wikipédia .

2 comentários:

  1. Os dois artigos de hoje foram divinos. Este como conhecimento e o da Telefonica para ajudar a amenisar a raiva de todos que passam por percalços com operadoras e outros órgãos.
    Abraços. Adoro seu blog.
    Maria Candida

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