quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

É "PRESIDENTE" Dilma. O resto são histórias de Cristina Kirchner

O dicionário Aurélio é a “Constituição” da Língua Portuguesa no Brasil. Claro que existem outros dicionários, mas o Aurélio é o mais querido e o que ele diz, tá dito.  Lá, temos que tanto faz PRESIDENTE ou PRESIDENTA, as duas formas estão corretas – mas a forma, digamos, mais simpática por aqui é PRESIDENTE - o agente não muda, o que muda é o artigo. Então saímos da discussão técnica e passamos pra lei que se sobrepõe a tudo – a dos usos e costumes. Pode até a “Presidenta” Dilma, assim como fez a argentina Cristina Kirchner em início de mandato, mandar voltar pra correção documentos que não estejam redigidos com a forma de tratamento escolhida por ela (aliás, que bela comparação...). Mas forçar a barra não é o caminho, no fim vai vingar o nome que ganhar as ruas e pronto, é o ouvido popular quem decide.
Segundo o professor Sérgio Nogueira, o brasileiro tem uma tendência natural ao uso da forma única PRESIDENTE. Nas empresas, se usa "GERENTA" e "CHEFA" como piada provocativa, devido ao tom pejorativo. Basta ouvir um "aí vem a CHEFA", o que você pensaria? Se for no Brasil, coisa boa não é. 
Então pra que forçar a amizade, não é PRESIDENTE DILMA? Vá e faça o que tem que ser feito nos próximos quatro anos, senão periga a Senhora, ou melhor dizendo, Vossa Excelência ouvir das ruas outros verbetes conhecidos do dicionário, bem diferentes...
fonte: ClicRBS, Professor Pasquale Neto & Professor Sérgio Nogueira (G1)

Um comentário:

  1. Dani,

    Como sugestão apenas: se CHEFA E GERENTA também estiverem corretas, coloque entre parênteses no post. Desta forma fica informativo, como vc colocou para PRESIDENTA.

    O que acha?

    ResponderExcluir