quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resoluções de Ano Novo

Por Fábio Medici, São Paulo

Eis que o ano começa. Com ele, vêm as famosas “resoluções de ano novo”. Há quem faça uma longa lista. Há quem faça um plano de ação completo com prazos e registros de avanços. Há quem ache graça de ter uma lista de resoluções. Há quem não faça nada. Apenas deixa o ano seguir como deve seguir e pensa durante 12 meses que “o que vier será lucro, logo, don´t worry, be happy”. Talvez as resoluções mais comuns sejam:


  •  emagrecer/ fazer exercícios
  •  ler mais
  • mudar de emprego, ser promovido
  • comprar um carro ou apartamento
  • ter uma 2ª lua de mel
  •  ter mais tempo para a família

É uma bela lista. Por uma questão de espaço, cortei o MBA, 2ª lua de mel, falar mais um idioma e voar de asa delta.  Nessas horas, sem dúvida os que fazem um bom plano de ação tendem a ter mais sucesso em cumprir todas essas etapas. Porém tão ou mais importante do que ter um plano é termos nos preparado para começar cada uma das etapas.

Fábio Médici - Executivo, Jornalista,
Escritor, apaixonado por futebol
e por Gente
  1. Emagrecer – já procurou um Nutricionista ou Endocrinologista? Trocou os sucos industrializados e refrigerantes por sucos de frutas, chás e produtos menos calóricos? Ok. Você não procurou a Academia, tampouco um bom professor de educação física... Mas... Pelo menos comprou um tênis?
  2. Ler mais – lógico que é importante ler revistas semanais, jornais e (porque não?) a revista sobre seus assuntos preferidos como pesca, cinema, carros e até mesmo novelas. Mas que tal incluir LIVROS na sua rotina? Uma boa maneira de “pegar o jeito” é sempre levar um livro para os Aeroportos e Hotéis da vida. Tive um Gerente, Sr. Osvaldo Munhoz que me cobrava a leitura de 12 livros no ano. No mínimo. Obrigado, Sr. Munhoz. Tento cumprir sua recomendação até hoje.
  3. Mudar de emprego ou ser promovido - Ótimos objetivos. Não devemos ter medo de mudanças ou desafios. Mas até que ponto as pessoas mais próximas, ou seja, seus amigos, conselheiros e chefes sabem que você quer ter um novo projeto ou desafio na empresa em que trabalha ou os buscará em outra companhia?  Alguns chefes dão ótimos e genuínos feedbacks. Outros não. Experimente deixar claro desde já, no início do ano, aquilo que você busca. Peça feedback, procure saber o que falta para que você esteja preparado para AQUELA posição que busca. Se não acontecer na empresa em que está, já atualizou seu currículo? Atualizou seu perfil no Linked In? Pesquisou qual ou quais opções se encaixam nas suas habilidades?
  4. Comprar um carro ou apartamento – se você for herdeiro do Eike Batista, não precisa se preparar para esse tópico. Faça um cheque e receba as chaves. Mas... vamos supor que você não tenha “Batista” no sobrenome ou um nome nórdico. Há quanto tempo você junta uma quantia que dê para entrada no seu bem que lhe acompanhará por um bom tempo? Não deixe de pesquisar quais opções se encaixam nas características de sua família.  Gosto muito de carros pequenos e com visual meio “retro” como o Mini e o 500, por exemplo. Mas acho que meus três filhos, esposa e o Shitzu ficarão um tanto apertados no banco de trás...
  5. Ter uma 2ª lua de mel – Paris? Roma? Nova York? Fernando de Noronha? Não importa. Pode ser até na Praia Grande. De novo, os organizados levam vantagem por comprar passagens e fazer reservas com antecedência, garantindo preços mais baixos e roteiros melhores e que podem garantir uma Viagem dos Sonhos...
  6. Finalmente, o que talvez seja o item mais difícil de conseguir cumprir: ter mais tempo com a família - Não tenho dúvidas que seu trabalho é importante. Sua carreira é importante. Aquela reunião mais ainda. O Happy Hour com o pessoal do escritório é fundamental para espantar o stress e fazer novas amizades. Mas... Será que jogar videogame com seu filho, futebol, uma partida de Monopoly, ver um filme só com sua esposa, ligar para o seu pai. Quem sabe um show ou uma partida de futebol com seu pai e seu filho? Imagine três gerações juntas num mesmo programa? Será que essa não deveria ser A Resolução de Ano Novo? Todas as outras poderiam começar a partir dessa. Que tal?
Como na música do Walter Franco, gravada pela Leila Pinheiro: “Tudo é uma questão de manter/ a mente esperta/ a espinha ereta... e o coração tranqüilo/ a toda hora/ todo o momento/ de dentro pra fora/ de fora pra dentro...”

Se eu pudesse escolher uma resolução para cumprir nesse e nos próximos anos, seria apenas uma e que me faria não ter qualquer ressentimento a cada 31 de dezembro, de cabo a rabo: SER FELIZ... E mais duas ou três outras resoluções porque não sou de ferro... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário