domingo, 13 de janeiro de 2013

IBM - inovações para os próximos cinco anos

A IBM já foi, num passado não muito remoto, percebida como uma empresa “fora do jogo” da inovação. Gigante, pesada e atrasada, até abandonar o mundo do hardware e se concentrar em software e serviços. Hoje, lidera a lista de empresas que registram patentes nos EUA e publica anualmente uma lista com cinco previsões em inovação tecnológica para os cinco anos seguintes, uma lista que já é referência. Veja o que os computadores serão capazes de fazer até 2017, segundo a IBM:
  1. Um smarphone que percebe tecidos macios (tato) – conseguirá, por exemplo, perceber diferenças de texturas (áspero, suave) e tipos de tecido diferentes.
  2.  Sua máquina digital fotografa um Renoir e interpreta seu sentido (significado) – Uma imagem poderá ser vista e compreendida por um computador, da mesma forma pela qual um ser humano as interpreta.
  3. Imagine um micro system que percebe o perigo pelo som da casa (sons) – Os computadores serão capazes de perceber e interpretar variações de ondas sonoras, dando a resposta adequada. De simples acidentes domésticos com bebês até catástrofes naturais poderão ser percebidas por diferenças de sons.
  4. Seu forno de microondas se transforma num chef  (paladar) – que tal um sistema que seja capaz de recombinar cheiros e dar um sabor melhor a uma alface?
  5. Seu computador vai cheirar (olfato) – Por meio do reconhecimento do cheiro, as máquinas poderão identificar se a pessoa está prestes adoecer, por exemplo.
Ou seja, em cinco anos, segundo os cientistas da IBM, teremos nas prateleiras máquinas que pensam. Telefones e ultra books que, por meio de sofisticados sistema de interpretação cognitiva, começam a dar respostas complexas. Parabéns IBM. Veja o filme.

fonte: Revista Exame e site IBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário