domingo, 20 de janeiro de 2013

Pessoas introvertidas - Quando o silêncio pode ser uma benção

Susan Cain - justiça aos contemplativos
Que me desculpem os “extrovertidos”, mas o que seria do mundo sem os reservados?  Pessoas que apreciam mais ouvir que falar, sem tiques pra chamar a atenção sobre si. Gente que preza o som do silêncio e, nas entrelinhas, percebe o outro. Pessoas que, com poucas palavras e muito senso de observação, podem dar importantes contribuições em grupos de trabalho, por exemplo. Preferem pensar antes de responder, sem dramaticidade, mas com efetividade. Não há qualquer correlação científica comprovada entre ser uma usina de idéias e falar muito. No entanto temos um desvio cognitivo enorme, pois nossas escolas, nossos locais de trabalho, nossos ambientes religiosos, enfim nossa cultura social preza e dá força apenas a quem é extrovertido. É como se a sobrevivência da raça humana dependesse de “quem tem boca, vai a Roma”.

Inquietações como estas motivaram a Advogada e Consultora de Negócios Susan Cain a escrever Quiet: The Power ofIntroverts in a World That Can't Stop Talking – o livro não existe ainda em português, mas em tradução livre seria – Silêncio: a Força dos Introvertidos em um Mundo que não Cala a Boca.

Por meio de intensa pesquisa envolvendo estudos e entrevistas com Psicólogos e Neurobiologistas, Susan quer mostrar o quanto os introvertidos são capazes de realizar não apesar da introversão, mas justamente por causa dela.

Coisa mais comum e fácil nas organizações é rotular. Ví gente realmente talentosa sendo marginalizada nas empresas, por ser "pouco agressiva" ou "que não vibra" só porque não está nela fazer o "show up". Lidar com as mazelas do ser humano  exige um tempo e uma profundidade não cabível no senso de urgência das organizações. Mais fácil dar nome aos bois. Todo mundo tem ou teve um colega que se destaca por se falante. Não quer dizer que diga a que veio. Então, se você é o "tímido", o "reservado" do grupo, não se preocupe em forçar a barra, a justiça está sendo feita. 

Veja vídeo com entrevista com Susan Cain.


fonte: TED

Nenhum comentário:

Postar um comentário