sexta-feira, 2 de março de 2012

Mulheres no Squash

Falo com gente do meio e vejo um fato: tem pouca mulher no Squash.

Até se vê meninas em quadras que são um anexo das academias de musculação e fitness, mas poderia ter bem mais. Nas academias só pra Squash o público feminino é minúsculo comparado ao público masculino. E um fato curioso: mencionar que tonifica pernas e glúteos deveria ser o suficiente para provocar um corre-corre rumo às quadras, mas isso não acontece. Comecei então a observar o ambiente das academias de Squash e escutar a mulherada que quer jogar – acho que descobri o porquê de não haver tantas mulheres em quadra.

Homem no meio de muita mulher se sente “o rei do pedaço”. Para as mulheres é um pouco diferente. Se elas chegam num ambiente tomado por homens, a maioria fica intimidada e com motivo. Nós homens afastamos as mulheres do Squash. É nossa culpa. Quando aparece uma corajosa para jogar no meio dos "cuecas" temos duas situações: Se for bonita pra maioria, será como “uma ovelha no meio das raposas”. Sobram olhares, surgem cantadas, deixando-as desconcertadas. E se a beleza não for consenso, daí ela tá perdida mesmo, vai ser jogada para escanteio. O pessoal se fecha nas "panelinhas" e ela vai pro fim da fila, sem jogar. Por isso as poucas guerreiras preferem fazer aulas em horários de baixo movimento e diversas vezes eu escuto pedidos de alunas para colocar cortinas nos vidros (pasmem). Não querem olho comprido nem passar pela vergonha de fazer feio no jogo. Mas também não treinam jogando com outras pessoas. Outra situação comum: mulheres que se acham incapazes de jogar Squash... sem ter nem tentado. Por experiência, posso assegurar que acontece com muitas mulheres. Coisas do tipo “não tenho coordenação!” são as afirmações mais comuns. E quando consigo convencê-las depois de muito esforço, percebem que podem e se saem muito bem. Se amarram principalmente por sentirem aquelas tão desejadas dorzinhas musculares. Sensação de dever cumprido. Nos torneios, vemos categorias femininas com poucas inscritas e são sempre as mesmas em quadra - mas este assunto fica pra num próximo post. Professores e proprietários das academias de Squash: invistam no público feminino. Tragam para experimentar o esporte e, mais a frente, trave outra "batalha" para elas participarem de torneios. Quem convive com as mulheres sabe muito bem que a grande maioria foge de competições. Façam ações voltadas para elas, repito, dêem espaço. Que tal uns cafés da manhã com Squash em um sábado de manhã só de Meninas Super Poderosas?

Fábio Milani: "O mundo mudou
também no Squash -
dêem mais espaço às mulheres."
O correto é que devemos repensar-nos e me refiro a nós homens - é cruel e pouco inteligente a atitude de não dar espaço a elas. Precisamos da presença e da competitividade feminina, é estimulante. Um ambiente misto fica mais agradável e dinâmico. Então meninas, vocês que ainda não experimentaram o Squash, por gentileza, venham! Esta é a minha singela solicitação às mulheres. E parabéns às que jogam Squash, só pelo fato de jogarem já são campeãs, pois sei bem o que vocês passam com a nem sempre dissimulada atitude masculina.

Fabio Milani 
Professor de Educação Física pela Universidade de Maringá. Pós Graduado em Atividade Física e Saúde pelo Centro Universitário de Maringá. Professor e Técnico da Equipe de Squash de Maringá e Londrina. Campeão paranaense 1ª classe de Squash - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário