sábado, 10 de março de 2012

Câncer de Próstata - Além do Horizonte

Dr. Howard Scher
MDV3100 - promissora alternativa
para o CA de Próstata
Uma nova droga para tratamento do Câncer de Próstata está em fase três de estudos e com resultados surpreendentes. O MDV3100, como é conhecido, vem sendo desenvolvido em regime de parceria pelas empresas Medivation e Astellas Pharma e faz parte do estudo clínico AFFIRM – os resultados deste estudo foram apresentados no último Genitourinary Cancers Symposium em São Francisco (fevereiro 2012).
O estudo foi interrompido em novembro de 2011 após a constatação de redução em 37% do risco de morte dos pacientes que tomaram a droga, comparado com o placebo. Na prática, isso representa um ganho de cinco meses na vida de um paciente em estágio avançado da doença e com histórico de falha terapêutica com o quimioterápico Docetaxel. Também houve inibição do crescimento da célula tumoral em mais de 50% dos pacientes em tratamento com quimioterapia. Os pacientes também toleraram muito bem o MDV3100, o que representa um ganho revolucionário nesse tipo de tratamento. Um dos grandes obstáculos para o paciente é resistir aos efeitos colaterais, situação comum no tratamento de qualquer tipo de câncer.
Segundo o Dr. Howard I. Scher, (M.D.) Chefe do Serviço de Oncologia Geniturinária do Memorial-Sloan Kattering Cancer e um dos principais investigadores do estudo AFFIRM,  “Estes resultados, combinados com a facilidade da dose única diária, fazem do MDV3100 uma promissora alternativa para homens com câncer de próstata que vem sendo tratados a base de hormônio e quimioterapia”.
O câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil e o sexto no mundo, o que representa 10% dos casos de câncer na população mundial. O curioso é que sua incidência é seis vezes maior em países desenvolvidos (certamente tem a ver com a evolução dos métodos para o diagnóstico) e três quartos dos casos em pacientes acima de 65 anos. Alimentação saudável, exercícios regulares e check ups anuais ajudam na prevenção. O fator genético tem papel importante na probabilidade de se ter a doença. Ter pai ou irmão com Câncer de Próstata, pode aumentar de três a dez vezes o risco de aparecimento, se comparado com a população em geral. O exame preventivo feito por toque retal é abominado pela maioria dos homens de mais de 45 anos, mas é o jeito. Inevitável. A vergonha e a o sentimento de “invasão” não são nada comparado com o benefício clínico que proporciona. Já pro médico!
fonte: reuters.com, site do INCA e FAQs Próstata

Nenhum comentário:

Postar um comentário