sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Fórmula Um e Empatia - tudo a ver

Vettel e Schumaker - a pose já denuncia
Em 2011, teve gente que já não via uma corrida de fórmula um desde o tempo de Ayrton Senna e que voltou a levantar os olhos pra televisão. Isso tem um porquê: Sebastian Vettel. Com 24 anos, se tornou o mais novo bicampeão mundial da modalidade. Michael Schumaker foi 7 vezes campeão do mundo e não lembro desse alemão ter despertado tanto apreço mundo afora. Lembro que, sempre que vencia, Schumaker parecia rir dos mortais, quando ria. Sempre com aquele meio risinho no canto da boca, enfadado: “Ah... venci de novo, que coisa, não?”
A diferença entre os dois alemães tem um nome: empatia. Por mais que vencesse, Schumaker nunca conseguiu passar carisma. Dava raiva. Vettel, ao contrário, é simpático e também  empático. Agradece ao público, é educado com jornalistas, maduro com a situação. Mostra a tranquilidade dos malacos, coisa de quem sabe o que faz, só que sem aquela pose. A atitude é sempre humilde e serena. Não se vangloria e segue trabalhando, o que também não é comum na geração ‘Y”.
A empatia faz milagres. Nas pistas, nas empresas, nas familias. Nem Senna era tão empático, muito menos com 24 anos. Nesse ritmo, Schumaker perde o posto e não só na simpatia, mas na competência. E parece que não vai demorar muito. Sou do time que não acompanha Fórmula 1, mas não precisa. Vettel já tem a minha simpatia.

fonte: dicionário informal e folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário