sexta-feira, 27 de abril de 2012

Psicopatas Corporativos - você ainda vai encontrar um

Imagine um Psicopata. Tipo frio, sanguinário. Ganha a confiança de sua presa, enquanto espera o momento certo de dar o bote. Mata de forma silenciosa, com uma faca de cozinha, uma lâmina de cortador de grama ou por estrangulamento. Os psicopatas normalmente nos remetem a criminosos de alta periculosidade, incentivados por filmes de suspense e terror. Mas a psicopatia é algo muito mais presente e sutil entre nós do que se imagina. É só dar uma checada nas atitudes que descrevem um psicopata: busca no outro ou através do outro aquilo que lhe dá prazer, mente descaradamente, se utiliza da crueldade com amigos, colegas ou familiares pra obter vantagens, não sente remorso ou culpa, não tolera frustração e não se constrange quando é pego mentindo. Opa, não é só em manicômios ou em prisões que se vê gente assim. Já vi gente assim sentada em reuniões de trabalho, com laser pointer na mão ditando regras - são apaixonantes. Já vi sim e você também. Pois é.
Estima-se que 20% da população carcerária no mundo são de Psicopatas e mais de 80% são mesmo serial killers (aqueles da faca e do cortador). E normalmente prazer, dinheiro, status e poder estão entre as principais motivações do Psicopata. Onde mais poderia existir ambiente fértil pras mesmas motivações? a empresa em que você trabalha. Segundo o Dr. Robert Hare, médico especialista em psicopatia, psicopata é “a pessoa que usa carisma ou medo e também uma combinação de técnicas para manipular outras pessoas – e não sente absolutamente nenhum remorso por ter essa atitude”. O Dr. Paul Babiak, psiquiatra americano especialista em treinamento, realizou um estudo envolvendo 200 altos executivos. O estudo revelou algo surpreendente: enquanto 1 em cada 100 seres humanos mostra sinais de psicopatia, no mundo corporativo esse número é de 1 pra cada 25. Ou seja, você tem 4 vezes mais chances de topar com um psicopata no cafezinho da sua empresa do que na rua. Psicopatas correm risco, são agressivos, gostam de estar no controle, são envolventes, eloquentes e charmosos. Que empresa não quer um executivo assim, principalmente em momentos de crise interna? Mas isso dá resultado? Pior que dá. Em um ambiente extremamente competitivo, daqueles em que a empresa rankeia os “Stars” e expõe os “Hot Box” com prazo de validade pra dizer a que vieram, a linha que divide a sanidade da ética costuma ser muito, muito fina. Veja, eu comparei sanidade com ética – é isso mesmo.
Mas, se por um lado, ter um Psicopata na liderança pode trazer resultado no curto prazo, o histórico recente de companhias pegas em atitudes nada sustentáveis indica o futuro. Na ânsia para atingir resultados, esses “líderes” começam passando por cima de colegas indigestos, intimidações à equipe, roubo descarado de projetos e vão até o ápice da organização. Burlam regras de complience, colocando a empresa em xeque. O sumiço da Enron americana é um bom exemplo disso, porém exemplos definitivos como este não diminuíram o apetite dos psicopatas. De acordo com pesquisa feita pela PWC, 30% das empresas no mundo são vítimas de fraudes a cada ano. O Dr. Hare publicou uma lista de 10 indícios que ajudam a identificar um Psicopata Corporativo, agrupados em Relacionamentos, Sentimentos e Estilo de Vida:
Relacionamentos

1)      Sociável “ma non troppo” – os relacionamentos são sempre superficiais e jamais se importa com o conteúdo, e sim em como vendê-lo.
2)     Narcisista - preocupa-se apenas e tão somente consigo mesmo.
3)     Manipulador - mente e usa as pessoas para conseguir o que quer.

Sentimentos

4)     É Frio e calculista - racional e calculista, pois tem pouca atividade no sistema límbico, centro de emoções como medo, tristeza, nojo.
5)     Não tem remorso nem culpa - a parte responsável por isso no cérebro tem baixa atividade.
6)     Sem empatia - não consegue se colocar no lugar dos outros.
7)     Irresponsável - só se compromete com o que lhe trouxer benefícios.
Estilo de Vida
8)     Impulsivo - Tenta satisfazer as vontades na hora.
9)     Incapaz de planejar - Não estabelece metas de longo prazo.
10)  Imprudente - Corre riscos e toma decisões ousadas.
Se você já suspeita de que seu colega mais camarada ou seu chefe estão nesse grupo de eleitos, pouca coisa dá pra fazer. Não tente estabelecer vínculos ou afinidades, é perda de tempo. Até porque o psicopata é um exímio "leitor de pessoas" e, em percebendo esse seu esforço, vai se sentir ultrajado e achar você bastante pretencioso, afinal de contas você "nem chega aos pés dele". Desde afastar-se da alça de mira até ir agilizando seu networking são atitudes sensatas e imediatas. Noutra empresa não vai ser diferente. Mais hora menos hora você vai topar com outra dessas aves raras, a coisa é matemática. As empresas estão mesmo doentes – essa é apenas uma das patologias. Mas ao menos você ganha tempo e saúde pra seguir trabalhando e mostrando seu melhor desempenho. Melhor assim.
fontes: The Week website, Folha online, Babiak website, Revista Superinteressante, wikipedia

Um comentário:

  1. Eu já me deparei com uma caso deste na empresa e estes texto descreve em detalhes o comportamento do colega que acabou sendo demitido.

    ResponderExcluir