quarta-feira, 11 de abril de 2012

Camisinhas que "twittam" quando entram em ação


Eu pensava que twittava-se coisas escritas (até arremedos de idéias, vai). Você também? Ok, me sinto melhor agora.  Mas acredite, agora twitta-se coisas. Semana Nacional da Camisinha nos Estados Unidos (National Condom Week, 09 de abril 2012). No estado de Washington, 55 mil camisinhas foram distribuídas universidades afora. Parece nada, comparado com as mais de 500 mil distribuídas pelo governo brasileiro. Só que essa camisinha tem um “a mais”, um “Q” tecnológico. Elas têm um código de resposta rápida – um twitt. Assim que a camisinha entra em ação, ela “twitta” para um site e passa a fazer parte de uma espécie de mapa do “rala e rola” no estado. Os “twitteiros” podem fazer comentários sobre a qualidade – se foi legal, sem graça, etc...
Camisinhas que "twittam"
Esbocei um riso quando li isso, mas engoli de pronto. Não dá pra rir disso. A idéia vale e vale muito. Em saúde pública vale tudo, se for pra arrancar uma reação decente de quem tem meio neurônio e, quando funciona, pensa com a cabeça de baixo – vale sim. Perdão, mas não tem outra razão pra alguém simplesmente transar sem se proteger e não vejo outra forma de expressar isso. Tem mais de oito mil referências sobre a “camisinha que twitta” no Google e acho pouco, considerando que tudo o que gira em torno da web é hiperativo. Criar motivos divertidos pra que os adeptos se protegessem cada vez mais foi a idéia de quem idealizou o movimento. Mas tem que usar direito, respeitando a finalidade. Ou você duvida que vai ter "mané" abrindo embalagem de camisinha só pra ficar contando as "twittadas"? Não vale. Mil vezes qualidade que quantidade.
No Brasil, país modelo em distribuição de medicamentos anti-HIV na Rede Pública, temos o tímido Dia do DST-AIDS, em 01 de dezembro - aquela campanha do lacinho vermelho, indefectível. Nada é tão bom que não possa ser imensamente melhorado. Boa chance pra aprendemos um algo a mais com as camisinhas que twittam. Ou não?
Veja o site com o “foursquare” dos festeiros - clique aqui.

fontes: F5, Were did you weare it website, folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário