terça-feira, 24 de abril de 2012

Doodle - criatividade elevada à décima potência

Se você me perguntasse qual idéia eu gostaria de ter tido...
Doodle em homenagem a Gideon Sundback,
inventor do ziper
Doodles. Que idéia! É de se rasgar de raiva. Dá aquela inveja "do bem", aquela travestida de admiração. Quase sempre que abro o Google, em datas especiais, o logo deles está lá, estilizado e homenageia a data em referência. São milhares de estilizações conhecidas e elas tem um nome - “Doodle”. Em marketing, mexer no logo da empresa era heresia. Eu disse era, porque foi-se o tempo no marketing ortodoxo. Meu professores diziam que mexer no logo podia afastar o consumidor da identidade da marca. Bobagem. Pra variar, mais um daqueles “paradigmas” em marketing (minha modesta e espinafrada opinião). Se fizer a coisa direito, com inteligência, acontece justamente o contrário. Fui ver de onde veio a idéia dos famigerados “Doodles” – veio dos donos do Google, Larry e Sergey, nos anos 90, ao criarem o primeiro desenho. Queriam chamar a atenção para a participação do Google no Festival Burning Man (espécie de festival da contra-cultura, que acontece todos os anos no deserto de Nevada, EUA).  Hoje, uma equipe de desenvolvedores cuida de cada desenho e recebe milhares de idéias de adoradores mundo afora.
Segundo o site do Google, realmente já foram mais de 1000 estilizações, em alusão aos mais variados motivos. Quando o inventor da guitarra Les Paul morreu, em 2011, o Doodle em sua homenagem foi tão acessado virou um site a parte e permanente. O Google mantém um museu virtual dos seus Doodles e pode ser acessado nesse endereço: (Doodle Les Paul) - clique e brinque, é divertido. Vida longa ao Google Genial Marketing (GGM). Que raiva, adoraria ter tido a idéia desses Doodles. Ao menos tá criada uma nova vertente de Marketing, o GGM...será que pega?
fontes: Band.com, Burning Man festivel website, Les Paul website, Google website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário