terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANS amplia Rol de Procedimentos

A ANS (Agência Nacional de Saúde) ampliou a cobertura obrigatória por parte dos Planos de Saúde brasileiros em sessenta novos procedimentos, dos quais dez foram escolhidos pelo consumidor via internet (consulta pública de 36 dias). A Normativa 262, publicada no Diário Oficial, considera os planos contratados após 1º. De janeiro de 1999 e passa a valer a partir de 01 de janeiro de 2012.        
Cirurgia Bariátrica
por Videolaparoscopia
Procedimentos inovadores e menos invasivos, como a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia e o implante coclear (ouvido biônico), fazem parte das 41 cirurgias aprovadas nesse novo rol. Aliás, em se tratando de videolaparoscopia, a lista é rica, por se tratarem de procedimentos cuja recuperação do paciente é mais rápida e menos traumática que os métodos cirúrgicos convencionais. Se considerarmos aí os desdobramentos, tais como internação, horas de uso de bloco cirúrgico e outras variáveis, os custos envolvidos também são enormes.                                     
Segundo site da ANS, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde foi criado em 1998 pelo Conselho de Saúde Suplementar e sofreu outras duas modificações em 2001 e 2004. Resta saber qual será o impacto disso pro bolso do consumidor. No próximo reajuste dos planos, vamos saber. Veja lista de procedimentos aprovados (clique aqui).


fontes: globo wesite e ANS website

Nenhum comentário:

Postar um comentário