segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Todo mundo quer correr

Parque do Ibirapuera, do lado da Oca - São Paulo sempre tarda, mas nunca falha. Vem um grupo de umas 30 pessoas que passam meio correndo, meio caminhando. Fora o cara que puxa a turma, fácil de identificar por causa da camiseta da Runner, os demais não são exatamente o que se possa chamar de atletas. Cada um corre num trote, de um jeito. O estilo da corrida é a cara do praticante – uma passada mais burocrática, outras rapidinhas, sem muita paciência, tem aqueles que correm falando mais que pobre na chuva.
Assumir um esporte regular não é fácil, requer doação do praticante. De início, parece que tudo conspira contra. Mas correr é bem conveniente pra quem, por exemplo, não pode perder tempo catando quadra, academia, ou que não tenha rotina (caso dos viajantes). É só meter um tênis na mala, calção, camiseta e tá tudo certo – mais ou menos. O tênis precisa ser bem escolhido, porque coluna, joelhos e demais articulações são extremamente exigidos durante uma corrida (imagina quem está acima do peso). Ok, não precisa ser um Nuno Cobra pra imaginar isso. Pronadores, Supinadores e Neutros, seriam pra mim nomes de torcidas organizadas de rugby, mas longe disso. Pronadores são pessoas cuja pisada se dá com o calcanhar e, ato contínuo, se estende pela parte interna do pé até o dedão. Quem tem pé chato corre desta forma – precisa de um tênis que lhe dê equilíbrio (desgaste do tênis: mais pra dentro, desde o calcanhar até o dedão). Os Supinadores, ao contrário dos pronadores, pisam com a parte externa do pé, até o mindinho (desgaste do tênis: toda a borda externa) - precisam de um tênis que não seja duro e que amorteça bem o impacto. Os neutros correm nas nuvens, pois a passada começa externa e se estende pro centro, na planta do pé, super equilibrada (desgaste do tênis: no extremo do calcanhar e na planta do pé) - O padrão de tênis, neste caso, é o de amortecimento neutro.
E o pessoal da Oca dá-lhe corrida, todo mundo animado. Umas 10 voltas depois, chego na informação mais importante da revista: um tênis dura em torno de 400km de corrida. 400km? Ótimo, mas por acaso alguém pode me indicar um com hodômetro? O pessoal também força a amizade, vamos combinar. Boa corrida e saúde!

Um comentário: