quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rápidas - O Livre Arbítrio

O consultor Washington Sório (www.washingtonsorio.com.br), resgatou esses dias uma fábula que particularmente adoro e não lia há muito tempo (Washington, obrigado!):
"Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse: "- A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé".  O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: "- Qual lobo vence?" O velho índio respondeu: "- Aquele que você alimenta!"
Fui bisbilhotar o que se diz sobre livre-arbítrio. Schopenhauer diz que, sendo o homem dotado de necessidades, só isso já é antagônico ao livre-arbítrio. Hobbes defendia que o homem é escravo da sua vontade, por isso não é livre - outro antagonismo, mais filosofia. Ponto para a sabedoria simples do velho índio.

Um comentário:

  1. Velhinho sábio, hein? O difícil é tirar a comidinha do lobo na hora em que "o bicho tá pegando", né não? rsrsrs... muito bom!

    ResponderExcluir