segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Dia do Homem existe - ainda que o próprio não saiba

O Dia Internacional do Homem existe – como se fosse possível algum homem lembrar de alguma data, quanto mais o Dia do Homem. Mas existe e desde 1999, apoiada pela ONU. A data exata depende do país onde é comemorado. Não confundir com o Dia do Homem, que no Brasil existe desde 1992, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores.

Sinceramente, pra mim é novidade. Então tá. Campanhas tem usado o Dia do Homem como alvo promocional, normal em datas comemorativas. Não que exista muito o que comemorar, mas os apelos mais fortes apontam pro lado dos cuidados com a saúde. Homem não vai a médico nem faz qualquer prevenção. Tem exceções, claro, mas a regra é ficar longe de qualquer atitude nesse sentido. Isso porque homem fantasia que nunca vai morrer, então não faz check up. Exame de toque retal, então, nem pensar. Pouco importa se o câncer de próstata é a segunda causa de morte do Brasil (só perde pro câncer de pele). 400 mil homens tem a doença e não sabem. Isso conta? Pois é. Pra grande maioria de nós, o futebol, a cerveja e a patroa afinzona é o que interessa de fato. Falar em qualidade de vida soa clichê, além de não ser lá muito coisa de macho.

Fica o recado. Não existe nada de edificante em se deixar abater por descaso. Veja abaixo divertida sátira do Diogo Portugal sobre o Dia do Homem. Mazelas. O universo masculino tem as suas. Mas lembre-se que não se cuidar não tem nada de engraçado.

fonte: Wikipedia, Site do INCA, Paraná Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário