quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tributo MTV ao Legião Urbana - só a devoção salva

Wagner Moura e Dado Villa-Lobos
Emoção e devoção salvaram o Tributo
Resisti muito a aceitar ter que assistir Legião Urbana sem Renato Russo e com Wagner Moura. O purismo refuta novas perspectivas as vezes e isso não é saudável. Assistir o Tributo a Legião Urbana foi sofrido. O tempo todo pensava “porque Wagner Moura se expôs desta forma?”. Ele pode (pode não!)...e ficava nessa guerra íntima enquanto torcia pra dar certo. As primeiras músicas foram de doer – guitarras desafinadas, a voz do Capitão Nascimento não saia e, quando saia, ou embargava ou desafinava, a voz sempre curtinha. Primeira música - Tempo Perdido. Wagner Moura com voz trêmula meio desafinado, meio confiante. Uma coisa é certa: o cara é peitudo. Disse no twitter e repito: Ele é aquele cara contagiante, o amigão com quem todo mundo canta junto quando, na rodinha de amigos regada a vinho e violão, ele desafina. É um não-cantor. E isso elimina o risco de parecer pretensiosamente maior do que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá no palco (e até Renato Russo). E é um super ator, o que lhe dá credencial pra ganhar o público mesmo quando erra aos montes.
O que faltou de voz pro Capitão Nascimento sobrou naquilo em que ele é realmente bom: a entrega no palco e no papel. O cara pulou, chorou, suou, reverenciou, contou história, foi um mestre de cerimônias. A imprensa definiu bem: clima de ensaio. O show tributo foi isso mesmo. O carisma do Wagner Moura e a atitude de fã (e não de vocalista) assumida por ele  aproximou a platéia, que dava uma força nos vocais o tempo todo - fã é impressionante. Tinha nervosismo? Tinha. Emoção? Demais. E tinha Rodrigo Fávaro no baixo e Caio Costa nos teclados/guitarras – esses acharam um bilhete de loteria e estavam impecáveis. Mas quando os convidados começaram a fazer parte do show, a banda relaxou e entrou no clima de MTV onde errar vira selo de autenticidade – há muito tempo não se vê mais isso na TV, lembrou a MTV dos bons tempos. Coisas genuínas sendo feitas ao vivo são apaixonantes porque permitem atitudes como a de Marcelo Bonfá, cantando a la Phil Collins. E Dado deitado no chão tocando Via Láctea enquanto via vídeos no teto do palco. Andy Gill, Bi Ribeiro, Catatau, toda essa galera ajudou a melhorar o clima de autenticidade e de relax da banda. David Grohl montou o Foo Fighters e o Them Crooked Vultures, provando que existia salvação além do Nirvana. Dado e Bonfá, vocês são "os caras"...tem que seguir adiante.
Ok, tenho que dizer que valeu. Wagner Moura, captei vossa mensagem - sua atitude (e coragem) me ganharam. Parabéns; Missão dada, missão cumprida.

2 comentários:

  1. Eu tbm amei, e vou comprar o DVD para ouvir nas alturas!! rsrsrs
    O cara é ator e não cantor.
    Eles e eu não queriam um cover, querias emoção!! E isso teve de sobra!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho um especial de frase do Renato Russo, segue o link: http://www.quemdisse.com.br/especial.asp?QDCOD=LYD9NBU5FZA27E1T0TNK&t=27/03---aniversario-frases-de-renato-russo .

    ResponderExcluir