segunda-feira, 28 de maio de 2012

Azul e Trip juntam operações

Mais uma grande empresa aérea vem aí para fazer frente à TAM e GOL

As companhias aéreas brasileiras AZUL e TRIP anunciam fusão de operações entre as duas empresas. Azul hoje tem quase 10% do mercado brasileiro, enquanto que a Trip participa com 4,1%. Dizem as boas os más línguas que a companhia do empresário amerciano David Neelemann será majoritária na fusão, ficando com cerca de 70 a 80% das ações. Além de Neeleman, participam da Azul os grupos Gávea e TPG. A Trip tem como acionistas as companhias de ônibus Caprioli, Águia Branca e a empresa aérea americana SkyWest (20% da participação acionária). Ambas as empresas possuem, em suas frotas jatos da Embraer e os turboélices ATR.
Com a fusão, a nova empresa se consolida na 3ª posição do mercado de aviação civil brasileiro, colocação essa ocupada hoje apenas pela AZUL, porém com bem menos músculos. Juntas, TRIP e AZUL responderão por quase 15% do mercado total. Os detalhes financeiros do negócio e a questão de concentração de mercado ainda precisam ser analisados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que dará a benção final.  
Atualmente, TAM e GOL, são líderes absolutas com 38,2% e 34,4% de participação de mercado respectivamente. O movimento entre Azul e Trip ocorre quase um ano após a TRIP ter assinado uma carta de venda de 31% de suas ações para a TAM.
fonte: Valor Econômico, O Estadão online e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário