quinta-feira, 19 de abril de 2012

Que tal jogar um Squash de qualidade? É só treinar!

Sempre fui muito adepto a um bom treinamento. Se você quer ser bom em alguma coisa na vida, vai ter de repetir diversas vezes a atividade que está a fim de realizar. Digo isso não apenas nos esportes, mas pra qualquer área da vida, "a pratica leva a perfeição" sim! Se você quer aprender a falar bem inglês vá e pratique, se quer aprender bem a escrever, pratique a escrita, se quer aprender a tocar algum instrumento musical, idem. O mesmo acontece para o Squash. Não tem segredo algum. Você quer ganhar posição na sua categoria, você quer ganhar daquele seu "arquirrival", ou ganhar o titulo do seu estado, da sua região, quer melhorar seu jogo, pratique, pratique, pratique.

Nas academias onde dou aula, sempre tem aqueles que não querem saber de treinar, apenas jogam com seus parceiros. É obvio que isso depende exclusivamente do objetivo do jogador. Se o objetivo for apenas suar e dar boas risadas então tudo bem, vá lá e arrebenta a bola na parede, mas assim como já disse em um post anterior, não acredito que alguém entre numa quadra de Squash sem querer ganhar. A pessoa até pode falar que vai para se divertir, mas quer sair do jogo vitorioso. E para que isso aconteça não pode dar uma de Romário e ignorar os treinos. Você repetirá diversas vezes os fundamentos até que comece a acertar sem pensar. Como treinar fundamentos como drops, boasts ou saques apenas jogando? Durante um jogo normal repetimos poucas vezes estes fundamentos, e muitas vezes nem os usamos. Enquanto isso em um treino de drop você, em 5 minutos de exercício, repetirá mais de 100 vezes o movimento, melhorando a sua precisão. Isso dará mais habilidade e confiança para, no momento do jogo, conseguir acertar.

Jogadores que apenas jogam sem os treinos, aderem a um estilo de jogo no mínimo previsível, com muitas bolas no fundo de quadra, e sem definições nas horas que é preciso. O jogo se torna uma correria só e muito cansativo. Se você dedicar de 15 a 20 minutos antes de seu jogo para alguns drills (sequências de batidas) de drops, paralela, boast... Verá que esse aquecimento vai trazer grande melhora em seu jogo. Mas calma, não basta treinar duas semanas, ou um mês e pronto. Deve ser algo constante e você melhorará a passos curtos, terá uma evolução gradual. Não pense que um instrutor de squash fará mágica e que, do dia para noite, irá fazer você acertar mais drops do que nunca. Isto é uma coisa que se adquire com o tempo, e quanto mais você treinar, melhor será. Muitas vezes vejo um aluno que há tempos não treina, e na véspera de um torneio quer treinar enlouquecidamente. É obvio que vou estender a mão, faço o possível para ajudá-lo, mas jamais farei milagres. Imagine você ficar o ano todo comendo e bebendo, fazendo festa e sem atividade física alguma. Um belo dia, antes de ir para praia no final do ano, você contrata um personal trainer e pede, com a maior cara de pau: "- Olha só,  queria ficar com barriga de tanquinho, me ajuda??". Sem chances.

Programe-se junto com seu instrutor de Squash, faça treinos periódicos e, o mais importante, tenha paciência. No Squash não tem muito o que se inventar. Não vai ter muita alternativa além de ficar batendo a bola na parede repetidas vezes. Quer uma dica? Pratique com música. Vale um Iphone, MP3, o que for preciso para ajudar nas repetições. Escolha aquele som que te move pra mudança, que marcou sua vida. Quer melhor ocasião pra essa trilha sonora?

...Bora suar a camisa!!

Fabio Milani  - Professor de Educação Física pela Universidade de Maringá. Pós Graduado em Atividade Física e Saúde pelo Centro Universitário de Maringá. Professor e Técnico da Equipe de Squash de Maringá e Londrina. Campeão paranaense 1ª classe de Squash - 2011

Um comentário: