sábado, 8 de outubro de 2011

VICTOZA - emagrece, mas é para DIABETES

A história do desenvolvimento de medicamentos tem um sem número de casos em que um remédio é pesquisado pra uma coisa mas acaba tendo efeito adicional (às vezes, inesperado) no tratamento de outra coisa. Foi assim com Viagra. Estudado pra hipertensão e angina, o resultado foi considerado modesto. Mas os pesquisadores observaram um efeito nada modesto na ereção peniana. Deu no que deu. O caso mais recente é o do liraglutide (VICTOZA - Novonordisk). O Victoza tem ação pancreática, na regulagem da insulina e do glucagon (um antagonista da insulina no organismo). Foi assim lançado pro tratamento do Diabete Miellitus tipo 2. Mas, por causar saciedade, logo foi a ele atribuído o poder de emagrecer. Os diabéticos estudados com o medicamento perderam peso porque comeram menos, porém a imprensa tem feito o favor de alardear o poder “milagroso” do VICTOZA que, claro, sumiu das farmácias. Bem diz um amigo médico que brasileiro gosta mesmo é de ser emagrecido e não de emagrecer.
A ABESO (Associação Brasileira do Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabólica) tratou de publicar um artigo em seu site tentando desfazer a confusão e mostrar que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Segundo o manifesto da ABESO, os pacientes que fazem parte dos estudos são pessoas obesas e com complicações tais como hipertensão arterial, dislipidemia e pré-diabetes. Os que tem sobrepeso e sem complicações foram excluídos dos estudos. Os estudos estão em fase III (nesta fase é feita a comparação com terapias já existentes) e, pra que o Victoza possa ser formalmente indicado para a obesidade, precisa a conclusão dos estudos e a aprovação por autoridades sanitárias. O texto da ABESO também alerta e condena as propagandas que banalizam o uso de medicamentos pra emagrecer, fortalecendo a auto-sugestão pra que o paciente chegue ao consultório já pedindo o remédio, como ocorre com o Victoza e já ocorreu com inúmeros outros.
Tudo isso bem numa época em que a ANVISA decreta a morte de alguns emagrecedores e coloca a sibutramina no cadafalso. Estranha conspiração do acaso. Mas, vá lá. Reforço que obesidade não é jogo de truco e não tem milagre. Se você quer emagrecer, procure seu médico, mas não espere ser emagrecido, não pode ser assim. Isso não acontece.
fonte: ABESO website, folha.com & Novonordisk website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário